Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Manuel Brito

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Manuel Brito Manuel Brito.jpg
Nome: Manuel Joaquim Brito
Nascimento: 4 de Dezembro de 1947
Naturalidade: São Vicente - Cabo Verde
Posição: Andebolista

Manuel Brito iniciou-se no Sporting Clube de Portugal em 1965/66, onde permaneceu durante 30 anos: 20 como atleta e 10 como treinador.

Exímio jogador e portador de uma técnica acima da média, só faltou a Manuel Brito ocupar o posto de guarda-redes pois percorreu todos os outros lugares.

Fez parte da grande equipa de Andebol do Sporting que conquistou um penta campeonato e que ficou conhecida como "Os Sete Magníficos".

Foi um dos melhores jogadores de sempre do Andebol português, sendo internacional por 57 vezes, participando, entre outras competições, em dois Campeonatos do Mundo e nos já extintos Jogos Luso-Brasileiros, conquistados pelo Sporting em 1969, em representação de Portugal.

O seu palmarés é impressionante: 2 vezes Campeão Regional e 2 vezes Campeão Nacional de Andebol de onze de júniores, 3 vezes Campeão Regional, 11 vezes Campeão Nacional (1 de júniores), vencedor de 8 Taças de Portugal de Andebol de sete e de 1 Supertaça.

Como técnico esteve ligado durante anos aos escalões de formação de Andebol do Sporting, sendo Campeão Nacional de Juvenis em 1984/85, Campeão Nacional de Juniores em 1996/97 e Taça Nacional de Juniores em 1997/98, tendo ainda assumido por três vezes o comando da equipa principal. Nos últimos anos deixou o clube de Alvalade para treinar o Boa-Hora, Caselas, TAP e Benfica.

Manuel Brito foi ainda distinguido com vários galardões, entre eles, o Prémio Stromp na categoria Atleta Amador em 1977, a Medalha de Mérito do Sporting, a Menção de Honra do Comité Olímpico de Portugal e o Prémio Rugidos de Leão.

Faleceu vitima de morte súbita, na madrugada de 28 de Maio de 2011, quando tinha 62 anos de idade.