Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Luís Miguel Lacerda

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Luís Miguel Lacerda 9293 LuisLacerda.jpg
Nome: Luís Miguel Lacerda
Nascimento: 5 de Janeiro de 1964
Naturalidade: Gaia
Posição: Central / Lateral / Ponta direito

Luís Lacerda começou a praticar andebol no FC Gaia, merecendo a sua primeira convocatória para a selecção nacional de esperanças em 1981-1982.

O seu potencial e polivalência chamaram a atenção aos responsáveis do FC Porto, onde cumpriu algumas épocas de grande qualidade, com destaque para 1985-1986 quando se sagrou o II melhor marcador da Fase Final do campeonato.

Logo nessa altura surgiram rumores sobre o interesse do Sporting na sua contratação, principalmente após a saída de José Pires para as Antas, levando os responsáveis leoninos a negar qualquer tipo de represália para com o clube azul-e-branco. Contudo, na época seguinte (1987-1988), o Sporting asseguraria a contratação do talentoso esquerdino e este seria peça importante para a conquista da Taça de Portugal nesse ano.

Na época de 1988-1989, com as chegadas de Blagogevic e Tó Leite, Lacerda passou a assumir principalmente as funções de Central. No final da temporada, rumaria ao Norte para representar o Boavista durante uma temporada, seguindo-se depois duas temporadas com a camisola do SL Benfica, onde contribui para a conquista de um campeonato nacional.

Regressaria a Alvalade em Andebol 1992/93, numa fase da carreira onde já era predominantemente utilizado como ponta-direito. Na época seguinte, ruma ao Ginásio do Sul, juntamente com José Pires.