Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Leonel Miranda

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Leonel Miranda Leonel Miranda.jpg
Nome: Leonel Miranda
Nascimento: 15 de Agosto de 1944
Naturalidade: Carregueira,Torres Vedras - Portugal
Posição: Ciclista

Leonel Miranda iniciou-se no Ciclismo nas competições populares, em 1962, tendo ganho logo a sua primeira prova.

Começou então a correr pelo Lousa, na categoria de populares, onde ganhou o Grande Prémio de Aveiro e o Grande Prémio do Porto, entre muitas outras pequenas competições.

Em 1964, ingressou na secção de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal como amador, passando a profissional um ano depois, destacando-se como um ciclista completo.

Leonel Miranda a correr pelo Sporting

Representou Portugal no Campeonato do Mundo de amadores, disputado em Inglaterra, onde se classificou em 12º lugar.

Participou em 10 Voltas a Portugal, sempre ao serviço do Sporting, tendo como melhor classificação um 3º lugar e para além de ter ganho 28 etapas, foi 5 vezes “Rei da Montanha”, 6 vezes Camisola Verde, 3 vezes vencedor do Prémio Combinado e 4 vezes vencedor das Metas Volantes na prova rainha do ciclismo nacional.

Guardo alguma tristeza por nunca ter ficado em primeiro lugar numa Volta. Eu era um ‘equipeer' [a sua principal missão era a de ajudar Joaquim Agostinho a cortar a meta com a camisola amarela e não ficar em primeiro]. Éramos vizinhos e grandes amigos e dei-lhe bastantes vitórias.
— Correio da Manhã

Foi ainda Campeão Nacional de Velocidade, em 1971, e de Fundo, em 1973, e ganhou também o 10º Lisboa-Porto e o Porto-Lisboa de 1974, entre outros Grandes Prémios.

Acompanhou Joaquim Agostinho na primeira equipa de Gribaldy, tendo participado numa Volta à Suíça e numa Volta à Espanha.

Participou ainda em cinco Campeonatos do Mundo e duas Voltas ao Estado de S. Paulo, obtendo um 3º e um 5º lugar nesta prova.

Em 1967 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria de Atleta Profissional.

Foi seleccionador nacional de Ciclismo e, como treinador, venceu 3 Voltas a Portugal: com Francisco Miranda em 1980 pelo Lousa, com Manuel Cunha em 1987 pela Sicasal e com Joaquim Gomes em 1989 pela Sicasal.


To-mane 20h24min de 23 de Dezembro de 2008 (WET)