Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

José Tomaz

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de José Tomaz Jose Tomaz.jpg
Nome: José Tomaz
Nascimento: 6 de Março de 1952
Naturalidade: Lisboa
Posição: Treinador

José Tomaz coordenou durante muitos anos a área de Educação Física do Colégio São João de Brito, onde também estudou, ingressando no Andebol do Sporting Clube de Portugal pela primeira vez em 1977 como técnico nos escalões de formação, onde permaneceu até 1983.

Enquanto atleta, representou o Clube Atlético de Campo de Ourique e o CDUL.

Depois, abraça um novo projeto desportivo ao serviço do Encarnação durante 2 anos, até que regressa a Alvalade em 1986 para assumir a coordenação dos escalões de formação do Sporting.

A seguir, decidiu dar um novo rumo à sua carreira e ingressou no hóquei onde assumiu funções de preparador físico nas selecções nacionais, tendo acumulado quatro títulos de campeão mundial e três títulos europeus, regressando ao andebol em 1997, novamente no Encarnação, até que em Outubro de 1999 é convidado para substituir Manuel Brito no comando da equipa sénior leonina.

Foi sob o comando de José Tomaz que o Sporting quebrou o jejum de 15 anos, ao fazer do Clube campeão na temporada 2000/01, após uma final emotiva na Nave de Alvalade ganha ao FC Porto. Ainda no mesmo ano conquistou a Taça de Portugal e, na temporada seguinte, a Supertaça.

Apesar de sempre ter mantido uma ligação forte com o clube de Alvalade, não treinou a equipa leonina entre 2003 e 2006 (era Fran Teixeira quem ocupava o lugar), assumindo a posição de técnico principal do Belenenses.

Voltaria ao Sporting na época de 2006/07, numa altura em que o Sporting se equilibrava financeiramente e apostava numa equipa com mais jovens e menos estrelas, tendo recomendado uma série de atletas do Restelo para o clube de Alvalade.

O arranque da época 2008/09 não foi o melhor e, após três derrotas em quatro jornadas no Campeonato da Liga, o treinador leonino colocou o lugar à disposição, sendo substituído por Paulo Faria.