Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

José Eduardo

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de José Eduardo Joseduardo.jpg
Nome: José Eduardo Malheiro Sampaio
Nascimento: 3 de Março de 1955
Naturalidade: Seixas, Caminha - Portugal
Posição: Lateral direito
Escalão Época Clube Jogos Golos Titulos Internacionalizações
JUV JUN ESP BB AA Golos
2ª Divisão 1973/74 Atlético
1ª Divisão 1974/75 Atlético
1ª Divisão 1975/76 Atlético
1ª Divisão 1976/77 Portimonense
1ª Divisão 1977/78 Portimonense
1ª Divisão 1978/79 Famalicão
1ª Divisão 1979/80 SPORTING 16 0 Campeonato Nacional
1ª Divisão 1980/81 SPORTING 19 0
1ª Divisão 1981/82 SPORTING 7 0 Campeonato Nacional
Taça de Portugal
1ª Divisão 1982/83 SPORTING 11 0
1ª Divisão 1983/84 Penafiel
Total = 53 0

José Eduardo começou a jogar futebol no Domingos Sávio, mas foi no Atlético que se destacou como defesa direito, integrando as últimas equipas que o popular clube de Alcântara teve na 1ª divisão, tendo posteriormente jogado no Portimonense e no Famalicão.

Começou por ficar conhecido dos sportinguistas pela pior das razões, por ter partido uma perna a Jordão, do qual passou a ser companheiro quando poucos meses depois foi contratado pelo Sporting.

Durante as quatro temporadas que representou o Sporting nunca conseguiu ser titular indiscutível, mas apesar de só ter realizado 53 jogos oficiais ao serviço da equipa principal do Clube, foi duas vezes Campeão Nacional, ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Depois de encerrar a sua carreira de futebolista profissional ao serviço do Penafiel, foi Presidente do Sindicato dos Jogadores, e mais tarde comentador televisivo, marcando as suas intervenções com um estilo destemido e muitas vezes polémico.

Foi um dos pioneiros do Futsal no nosso País, tendo sido Seleccionador Nacional desta modalidade, conquistando para Portugal um Campeonato da Europa e um 4º lugar no Mundial, competições então ainda não oficiais.

Foi também o treinador da equipa que conquistou para o Sporting o primeiro Campeonato Nacional de Futsal, que à época tinha a designação de Taça Nacional, em 1990/1991. Na época seguinte deu lugar aos seus adjuntos Cícero Campos e Carlos Condeço.

Posteriormente tornou-se empresário no ramo da restauração, sendo o responsável pelo restaurante Casa XXI, que fica no Complexo Alvalade XXI, tendo como imagem de marca o Violinae XXI, um vinho de 2002 produzido pela Herdade do Esporão, exclusivo e numerado. Este vinho é uma homenagem aos Cinco Violinos, a mais famosa linha avançada da história do Sporting Clube de Portugal. O rótulo e o gargalo das garrafas apresentam imagens de dois quadros de Rui Jordão, que assim mais uma vez se cruzou com José Eduardo.

Em Janeiro de 2011 quando o Sporting atravessava mais um crise financeira e desportiva, e vivia em período pré eleitoral, José Eduardo apresentou um documento intitulado "Esforço, Dedicação, Devoção....não chegam. A Solução Futebol Sporting." onde preconizava uma serie de medidas, na sua opinião fundamentais para uma desejável viragem na vida do Clube, e principalmente do seu futebol.

Em Março de 2011 foi eleito membro do Conselho Leonino, depois de apresentado uma lista independente a este órgão, que obteve 14,3% dos votos nas eleições realizadas no dias 26.

To-mane 14h27min de 29 de Janeiro de 2010 (WET)