Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

José Eduardo

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de José Eduardo Joseduardo.jpg
Nome: José Eduardo Malheiro Sampaio
Nascimento: 3 de Março de 1955
Naturalidade: Seixas, Caminha - Portugal
Posição: Lateral direito
Escalão Época Clube Jogos Golos Titulos Internacionalizações
JUV JUN ESP BB AA Golos
2ª Divisão 1973/74 Atlético
1ª Divisão 1974/75 Atlético
1ª Divisão 1975/76 Atlético
1ª Divisão 1976/77 Portimonense
1ª Divisão 1977/78 Portimonense
1ª Divisão 1978/79 Famalicão
1ª Divisão 1979/80 SPORTING 14 0 Campeonato Nacional
1ª Divisão 1980/81 SPORTING 19 0
1ª Divisão 1981/82 SPORTING 6 0 Campeonato Nacional
Taça de Portugal
1ª Divisão 1982/83 SPORTING 11 0
1ª Divisão 1983/84 Penafiel
Total = 50 0

José Eduardo começou a jogar futebol no Domingos Sávio, mas foi no Atlético que se destacou como defesa direito, integrando as últimas equipas que o popular clube de Alcântara teve na 1ª divisão, tendo posteriormente jogado no Portimonense e no Famalicão.

Começou por ficar conhecido dos sportinguistas pela pior das razões, por ter partido uma perna a Jordão, do qual passou a ser companheiro quando poucos meses depois foi contratado pelo Sporting.

Durante as quatro temporadas que representou o Sporting nunca conseguiu ser titular indiscutível, mas apesar de só ter realizado 50 jogos ao serviço do Clube, foi duas vezes Campeão Nacional, ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Depois de encerrar a sua carreira de futebolista profissional ao serviço do Penafiel, foi Presidente do Sindicato dos Jogadores, e mais tarde comentador televisivo, marcando as suas intervenções com um estilo destemido e muitas vezes polémico.

Foi um dos pioneiros do Futsal no nosso País, tendo sido Seleccionador Nacional desta modalidade, conquistando para Portugal um Campeonato da Europa e um 4º lugar no Mundial, competições então ainda não oficiais.

Foi também o treinador da equipa que conquistou para o Sporting o primeiro Campeonato Nacional de Futsal, que à época tinha a designação de Taça Nacional, em 1990/1991. Na época seguinte deu lugar aos seus adjuntos Cícero Campos e Carlos Condeço.

Posteriormente tornou-se empresário no ramo da restauração, sendo o responsável pelo restaurante Casa XXI, que fica no Complexo Alvalade XXI, tendo como imagem de marca o Violinae XXI, um vinho de 2002 produzido pela Herdade do Esporão, exclusivo e numerado. Este vinho é uma homenagem aos Cinco Violinos, a mais famosa linha avançada da história do Sporting Clube de Portugal. O rótulo e o gargalo das garrafas apresentam imagens de dois quadros de Rui Jordão, que assim mais uma vez se cruzou com José Eduardo.

Em Janeiro de 2011 quando o Sporting atravessava mais um crise financeira e desportiva, e vivia em período pré eleitoral, José Eduardo apresentou um documento intitulado "Esforço, Dedicação, Devoção....não chegam. A Solução Futebol Sporting." onde preconizava uma serie de medidas, na sua opinião fundamentais para uma desejável viragem na vida do Clube, e principalmente do seu futebol.

Em Março de 2011 foi eleito membro do Conselho Leonino, depois de apresentado uma lista independente a este órgão, que obteve 14,3% dos votos nas eleições realizadas no dias 26.

To-mane 14h27min de 29 de Janeiro de 2010 (WET)