Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

José Carvalhosa

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de José Carvalhosa Carvalhosa.jpg
Nome: José Félix Alves Carvalhosa
Nascimento:
Naturalidade: Portugal
Posição: Atleta (Saltos e Velocidade)

José Carvalhosa foi a grande figura da equipa de Atletismo do Sporting Clube de Portugal na época de 1931, altura em que bateu o Recorde Nacional do Salto em Comprimento por 3 vezes, fixando-o em 6,80m.

Nesse mesmo ano foi Campeão de Portugal no Salto em Comprimento e na estafeta dos 4x100m, especialidade em que durante o Concurso "Os Sports", integrou uma equipa do Sporting, formada por José Ruivo Santos, Mário Porto e reforçada pelo Campeão Nacional dos 100m, António Sarsfield, que bateu o Recorde Nacional dos 4x100m, fixando-o em 44,6s, uma marca que perduraria quase 7 anos.

Na época de 1934 voltou a participar na vitória do Sporting, na estafeta dos 4x100m dos Campeonatos de Portugal, e no ano anterior foi Campeão de Lisboa dos 200m.

Militar de profissão, José Carvalhosa foi também um destacado praticante de Equitação, tendo obtido alguns triunfos internacionais, como o Prix de Cote d'Azur em 1951, o Prix do Mónaco no ano seguinte e o Prix Longchamp em 1953, para além de ter marcado presença nos Jogos Olímpicos de 1952, disputados em Helsínquia, onde participou na prova de Obstáculos, terminando no 25º lugar, depois de na 1ª ronda ter ficado entre os segundos classificados, no entanto a 2ª ronda correu-lhe muito mal.

Também serviu o Sporting Clube de Portugal enquanto Dirigente, como Vice Presidente para as Actividades Desportivas das Direcções de Brás Medeiros, entre 15 de Dezembro de 1958 e 20 de Abril de 1961.

Ficou também para a história uma sua notável intervenção, durante a Assembleia-Geral extraordinária do dia 2 de Julho de 1965, que gerou uma onda de contribuições para a resolução da grave crise financeira que o Clube atravessava naquela altura.

To-mane 11h44min de 3 de Fevereiro de 2012 (WET)