Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

José Alvalade

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de José Alvalade Jose alvalade.jpg
Nome: José Alfredo Holtreman Roquette
Nascimento: 10 de Outubro de 1885
Naturalidade: Lisboa - Portugal
Posição: Presidente

José Alvalade foi o principal impulsionador dos primeiros anos de vida do Sporting Clube de Portugal, do qual foi sócio fundador, o primeiro sócio número 1 e o seu terceiro Presidente, para além de ter vestido a camisola do Clube em três modalidades (futebol, críquete e ténis).

No Sporting foram-lhe sucessivamente atribuídas as distinções de Sócio Benemérito a 31 de Dezembro de 1908, Sócio de Honra a 2 de Novembro de 1912 e Sócio Honorário, a título póstumo, a 13 de Agosto de 1943.

Homem de fortes paixões, grandes convicções e um enorme espírito empreendedor, José Alvalade opôs-se às tendências recreativas em desenvolvimento no Campo Grande Football Club, que ajudara a fundar em 1904, defendendo que se deveria dar prioridade às actividades desportivas.

Liderou então com José Gavazzo, os dissidentes daquele clube, que se demitiram em plena Assembleia-Geral realizada a 13 de Abril de 1906, tendo na altura afirmado:

Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube.

Assim nasceu o Sporting Clube de Portugal com o objectivo de vir a ser um dos maiores clubes a nível nacional e internacional:

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa.
Contando com a protecção do Visconde de Alvalade, que o dotou das melhores instalações que então existiam no País, localizadas no Sítio das Mouras, que foram inauguradas a 4 de Julho de 1907 e ampliadas em Outubro de 1912.

Há que considerar também José Alvalade como o fundador da Cultura Sportinguista, assente em valores da moral e ética desportiva, e na pureza das suas atitudes aristocráticas e conservadoras. Daí que no Artº 1 de os primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, o Clube seja definido como "uma associação composta d'individuos d'ambos os sexos de boa sociedade e conducta irreprehensivel".

Os primeiros anos da vida do Sporting foram fortemente marcados pela influência de José Alvalade, que independentemente da posição que ocupava nas sucessivas Direcções, era a sua figura principal, resolvendo muitas vezes os problemas com o seu próprio dinheiro.

Assim fez parte de diversas equipas directivas do Clube, inicialmente como Vice-presidente, cargo que ocupou durante vários anos, e a partir de 26 de Junho de 1910, como Presidente, começando por completar o mandato de Caetano Pereira que se tinha demitido, para em 1 de Outubro do mesmo ano, ser eleito e reconduzido no cargo que ocupou até 2 de Novembro de 1912.

José Alvalade também fez parte do primeiro Conselho Fiscal do Sporting Clube de Portugal, e foi Tesoureiro da Direcção de Mota Marques na Gerência 1913/14, que terminou em 16 de Novembro de 1914, altura em que abandonou o Clube, na sequência de desinteligências com outros dirigentes do Sporting, que já consideravam excessiva a sua influência.

A cisão deu-se quando José Alvalade mandou retirar alguns materiais das instalações do Sporting no Sítio das Mouras, para utiliza-los na construção do Stadium de Lisboa, ou Estádio do Lumiar, que ficou a funcionar como uma espécie de Estádio Nacional e foi oficialmente inaugurado em 20 de Dezembro desse ano, sendo outro dos seus grandes projectos na defesa do ecletismo e do desporto nacional, numa altura em que o movimento olímpico do qual José Alvalade era um grande entusiasta, dava os seus primeiros passos.

Em 1906 por altura do nascimento do Sporting, fundou juntamente com o Tenente Joaquim Costa, a Liga de Foot-Ball Association, o primeiro organismo oficial da especialidade criado em Portugal, do qual foi Secretário.

José Alvalade faleceu, vítima de pneumónica, a 19 de Outubro de 1918, com apenas 33 anos de idade, numa altura em que tinha regressado às lides directivas do Sporting Clube de Portugal, como Vogal da Direcção de Soares Júnior na Gerência de 1918.

Em 1947 o Clube, por decisão tomada em Assembleia Geral, resolveu imortalizar o seu nome, passando a chamar ao seu estádio de então, Estádio José Alvalade, nome que se manteve por imposição estatutária, nos estádios inaugurados a 10 de Junho de 1956 e a 6 de Agosto de 2003.

To-mane 11:03, 8 Julho 2008 (WEST)