Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

José Albuquerque

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de José Albuquerque José Albuquerque.jpg
Nome: José Albuquerque
Nascimento: 20 de Setembro de 1916
Naturalidade: Quinta da Moita, Mangualde - Portugal
Posição: Ciclista

José Albuquerque, conhecido pela alcunha de "Faísca", cedo demonstrou grandes dotes para o Ciclismo, dominando, com apenas 10 anos, provas de carácter regional. A isto não é alheio o facto de nas deslocações sempre a subir da Quinta da Moita para Mangualde, onde foi aprender o ofício de barbeiro, Albuquerque colocar pequenos sacos de areia no suporte traseiro da bicicleta para exercitar os músculos e os níveis de esforço.

Aos 20 anos começou a dar nas vistas, principalmente nas provas de montanha, e veio para Lisboa correr pelo Campo de Ourique, ganhando a Volta a Portugal de 1938, feito que repetiu em 1940 já ao serviço do seu Clube do coração, o Sporting Clube de Portugal.

O ciclo brilhante de "Faísca" sucede ao dos ídolos Alfredo Trindade e Nicolau, mas os seus adversários de maior relevo terão sido César Luís e Ezequiel Lino.

Na década de 40, após ter deixado a competição, foi para Angola, onde chegou a formar uma equipa de ciclistas que trouxe a uma das Voltas a Portugal. Uma experiência que não passou de uma aventura passageira e sem êxito.

A tragédia abateu-se sobre Faísca quando, em Março de 1961, a mulher e filhos foram barbaramente assassinados na vila de Quitexe, durante a sua ausência.

Mergulhado na dor e no álcool, regressou a Portugal na década de 70 e, no início dos anos 80, acabou por falecer vítima de atropelamento em Mangualde.