Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Joana Ramos

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Joana Ramos Joanaramos1.jpg
Nome: Joana Isabel Ventura Ramos
Nascimento: 16 de Janeiro de 1982
Naturalidade: Coimbra - Portugal
Posição: Judoca

Joana Ramos começou a praticar Judo aos 13 anos no Santa Clara, um clube de Coimbra onde esteve até à idade de juvenil, altura em que passou a representar o ACM de Coimbra.

Logo no seu primeiro ano foi Campeã Nacional em Cadetes, feito que viria a repetir duas vezes enquanto júnior e cinco como sénior.

Em 2010 passou a ser atleta do Sporting e sob a orientação de Pedro Soares chegou ao topo da sua carreira de judoca, conseguindo algumas medalhas importantes, como a de Ouro no Grand Prix de Abu Dhabi, e as de Prata no Grand Prix de Dusseldorf e no Grand Slam de Moscovo.

Em 2011, é Medalha de Bronze Grand Slam de Moscovo e a 21 de Abril de 2011, conquistou a Medalha de Prata na categoria de -52 Kg, no Campeonato da Europa disputado em Istambul.

A 29 de Julho de 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres, Joana Ramos foi eliminada na segunda ronda do torneio feminino de judo de -52 kg, após ter ficado isenta da primeira ronda.

Joana Ramos, conquistou, em 14 de Setembro de 2013, a medalha de bronze no Grande Prémio de Rijeka, na Croácia, ao bater a húngara Barbara Maros por ippon.

A 01 de Agosto de 2014 a judoca do Sporting conquistou a medalha de prata na categoria -52Kg no Open Pan-Americano disputado em Miami.

A 12 de Setembro de 2014 no Grand Prix de Zagreb Joana Ramos conquistou a medalha de prata, na categoria de -52Kg, depois de deixar pelo caminho a ucraniana Maria Buiok, a israelita Roni Schwartz, a italiana Odette Giuffrida e a belga Ilse Heylen, cedendo apenas na final com a francesa Annabelle Euranie.

Continuando o excelente registo em 2014, Joana Ramos conquistou a 10 de Outubro a medalha de ouro no Grande Prémio de Astana, na categoria de -52 kg, ao vencer na final Christianne Legentil das Ilhas Maurícias por ippon. No percurso até à final a judoca leonina venceu a mongol Bundmaa Munkbaatar, a belga Ilse Heylen e a israelita Gili Cohen.

A 16 de Outubro de 2014 Joana Ramos voltou a subir ao pódio no circuito mundial, ao conquistar a medalha de bronze no Grande Prémio de Tashkent, no Uzbequistão. A judoca leonina venceu sucessivamente a arménia Zhanna Stankevich, a britânica Louise Renicks e a brasileira Eleudis Valentim. Nas meias-finais, perdeu com a mongol Tsolmon Adiyasambuu, por decisão dos juízes, vencendo na luta pela medalha de bronze de forma clara a canadiana Ecaterina Guica.

Em 2011 foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Atleta.


To-mane 15h21min de 8 de Junho de 2011 (WEST)