Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

João Pina

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de João Pina Joao Pina.jpg
Nome: João Alexandre Ferreira de Pina
Nascimento: 31 de Julho de 1981
Naturalidade: Lisboa, Portugal
Posição: Judoca

João Pina pratica Judo desde os quatro anos, tendo-se sagrado Campeão Nacional de Juvenis e de Esperanças e conquistado a Medalha de Prata no Campeonato da Europa de Juniores, em 2000.

A conquista do Campeonato da Europa em 2010

Já como sénior, João Pina participou em inúmeras provas internacionais, destacando-se o 5º lugar nos Mundiais de Osaka, em 2003; o 7º lugar nos Europeus de Bucareste e nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004; o 5º lugar nos Europeus de Belgrado, em 2007; e o 11º lugar nos Jogos Olimpicos de Pequim, em 2008.

Em 2010 e após ter passado por clubes como o Colégio Moderno, Benfica e Abensberg da Alemanha, o judoca chegou ao Sporting Clube de Portugal para ser treinado por Pedro Soares.

A 23 de Abril de 2010, com 28 anos, o atleta leonino sagrou-se Campeão da Europa em Viena de Áustria na categoria de -73 kg, após derrotar na final o russo Batradz Kaitmazov, por Waza-ari.

A 12 de Junho do mesmo ano, João Pina voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, na final da Taça do Mundo perante centenas de adeptos presentes no Campo Pequeno, em Lisboa, ao vencer o alemão Christopher Voelk, por Yuco.

A 22 de Abril de 2011 o judoca João Pina revalidou o titulo de Campeão Europeu da categoria de -73 kg, numa competição disputada em Istambul.

A 30 de Julho de 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres, João Pina foi eliminado na segunda ronda do torneio masculino de judo de -73 kg, após ter ficado isento da primeira ronda.

No dia 14 de Junho de 2014 combateu pela última vez antes de iniciar a sua carreira de treinador, na Federação Portuguesa de Judo como selecionador nacional de cadetes.

Esse combate, que João Pina venceu por ippon, abriu caminho para o triunfo do Sporting pela quarta vez consecutiva no campeonato nacional de equipas seniores masculinas.

Em 2010 e 2011 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Especial Europeu.

No dia 1 de Julho de 2014 recebeu o prémio Leões Honoris Sporting na categoria Carreira, durante a I Gala Honoris Sporting.