Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

João Pina

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de João Pina Joao Pina.jpg
Nome: João Alexandre Ferreira de Pina
Nascimento: 31 de Julho de 1981
Naturalidade: Lisboa, Portugal
Posição: Judoca

João Pina pratica Judo desde os quatro anos, tendo-se sagrado Campeão Nacional de Juvenis e de Esperanças e conquistado a Medalha de Prata no Campeonato da Europa de Juniores, em 2000.

A conquista do Campeonato da Europa em 2010

Já como sénior, João Pina participou em inúmeras provas internacionais, destacando-se o 5º lugar nos Mundiais de Osaka, em 2003; o 7º lugar nos Europeus de Bucareste e nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004; o 5º lugar nos Europeus de Belgrado, em 2007; e o 11º lugar nos Jogos Olimpicos de Pequim, em 2008.

Em 2010 e após ter passado por clubes como o Colégio Moderno, Benfica e Abensberg da Alemanha, o judoca chegou ao Sporting Clube de Portugal para ser treinado por Pedro Soares.

A 23 de Abril de 2010, com 28 anos, o atleta leonino sagrou-se Campeão da Europa em Viena de Áustria na categoria de -73 kg, após derrotar na final o russo Batradz Kaitmazov, por Waza-ari.

A 12 de Junho do mesmo ano, João Pina voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, na final da Taça do Mundo perante centenas de adeptos presentes no Campo Pequeno, em Lisboa, ao vencer o alemão Christopher Voelk, por Yuco.

A 22 de Abril de 2011 o judoca João Pina revalidou o titulo de Campeão Europeu da categoria de -73 kg, numa competição disputada em Istambul.

A 30 de Julho de 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres, João Pina foi eliminado na segunda ronda do torneio masculino de judo de -73 kg, após ter ficado isento da primeira ronda.

No dia 14 de Junho de 2014 combateu pela última vez antes de iniciar a sua carreira de treinador, na Federação Portuguesa de Judo como selecionador nacional de cadetes.

Esse combate, que João Pina venceu por ippon, abriu caminho para o triunfo do Sporting pela quarta vez consecutiva no campeonato nacional de equipas seniores masculinas.

Colectivamente, ao serviço da equipa de Judo do Sporting Clube de Portugal, João Pina conquistou quatro campeonatos nacionais.

Em 2010 e 2011 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Especial Europeu.

No dia 1 de Julho de 2014 recebeu o prémio Leões Honoris Sporting na categoria Carreira, durante a I Gala Honoris Sporting.