Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

João Duarte

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de João Duarte 9900 joaoduarte.jpg
Nome: João Paulo Tamem Rodrigues Duarte
Nascimento: 8 de Janeiro de 1969
Naturalidade: Lisboa
Posição: Lateral esquerdo

João Duarte despontou no Comércio e Indústria da Associação de Andebol de Setúbal de onde se transferiu para o SL Benfica em 1987/1988, época em que foi considerado uma das revelações do campeonato. Permaneceu na Luz até ao final da época de 1993/1994, tendo passado uma temporada no Vitória de Setúbal em 1989/1990.

Em Maio de 1989, estreou-se pela selecção nacional no Torneio Internacional da Tunísia. A 8 de Julho de 1989 participa no Torneio comemorativo do 50ª aniversário da Federação Portuguesa de Andebol. Totalizou 32 internacionalizações e 74 golos pelas selecções portuguesas (13 jogos e 7 golos na equipa principal).

Ingressou no Sporting Clube de Portugal na época de 1994/95 juntamente com Armando Pires, permanecendo quase sempre na sombra dos atletas estrangeiros contratados para o seu posto específico, sendo principalmente utilizado em tarefas defensivas.

Seria em 1998/99 que teria as suas principais oportunidades, em virtude do fracasso do Sporting na contratação do lateral dinamarquês Jeppe Haugaard Hansen. Contudo, com as chegadas de Vojislav Kraljic e Luís Garrett e uma operação a uma hérnia discal acabariam por retirar-lhe espaço na equipa leonina.

Prosseguiu a sua carreira no Olivais e Moscavide durante 3 temporadas, passando ainda pelo Paço de Arcos, retirando-se da competição em 2005-2006 depois de atuar no Boa-Hora..

Actualmente, continua a praticar andebol nos campeonatos do INATEL.