Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Júlio Rendeiro

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Júlio Rendeiro Jrendeiro.jpg
Nome: Júlio Américo de Sousa Rendeiro
Nascimento: 16 de Outubro de 1942
Naturalidade: Porto - Portugal
Posição: Hóquista e Dirigente

Júlio Rendeiro iniciou-se no Hóquei em Patins no Infante de Sagres um pequeno clube do Porto a sua cidade natal, e ingressou no Sporting em 1971, tornando-se num jogador histórico do Clube e Capitão da chamada "Equipa Maravilha do Hóquei em Patins" que em 1977 ganhou a Taça dos Clubes Campeões Europeus, feito até aí nunca conseguido por um Clube português.

O Capitão entrega a Taça ao Presidente João Rocha

Considerado como um dos melhores defesas da história desta modalidade, ganhou ainda no Sporting três títulos nacionais e duas Taças de Portugal.

Em 1976 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Amador, e posteriormente foi considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

Encerrou a sua carreira após o Campeonato da Europa de 1978, ao serviço da Selecção Nacional, que representou 152 vezes, tendo marcado 112 golos, assumindo então o cargo de Seleccionador.

Como responsável principal pela equipa portuguesa, conquistou o título mundial, em 1982, depois de como jogador ter sido campeão do Mundo, por duas vezes e cinco vezes Campeão da Europa.

Licenciado em Engenharia, integrou a Comissão de Honra do Centenário do Sporting Clube de Portugal, foi Vice-presidente da Direcção de Amado de Freitas na Gerência 1986-1988, desempenhou as funções de Vogal do Conselho Fiscal, entre 12 de Julho de 2002 e 5 de Junho de 2009, altura em que voltou ao cargo de Vice-presidente da Direcção, agora sob a liderança de José Eduardo Bettencourt.

To-mane 16:27, 12 Julho 2008 (WEST)