Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Ionela Târlea

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Ionela Târlea IOTirlea.jpg
Nome: Ionela Târlea
Nascimento: 9 de Fevereiro de 1976
Naturalidade: Horezu - Roménia
Posição: Atleta (barreiras, velocidade prolongada e velocidade)

Ionela Târlea, ou Tirlea, começou a praticar Atletismo aos 13 anos de idade no CSM Rm. Em 1994 transferiu-se para o Oltchim, e em 2001 foi para a CSM PAB Arad, tendo posteriormente representado o Dinamo Bucareste.

Desde muito cedo que revelou grandes potencialidades para as provas de velocidade e velocidade prolongada e principalmente nas barreiras. Assim em 1992 fez parte da equipa romena que ganhou a Medalha de Ouro nos 4x400m dos Mundiais de Juniores e, no ano seguinte sagrou-se Campeã Europeia Júnior nos 400m barreiras, feito que repetiu em 1995. Pelo meio, em 1994 foi Campeã Mundial Júnior também nos 400m barreiras e, fez parte da equipa da Roménia que ganhou a Medalha de Prata dos 4x400m, nesses Campeonatos que se disputaram em Lisboa.

Já como sénior, em 1996 estreou-se nos Jogos Olímpicos em Atlanta, onde foi 7ª classificada nos 400m barreiras e, no ano seguinte foi 4ª nos 400m do Mundial de Pista Coberta, que se disputou em Paris.

As primeiras medalhas chegaram em 1998, quando foi 2ª classificada nos 400m dos Europeus de Pista Coberta e, Campeã da Europa nos 400m barreiras, dos Europeus que se realizaram em Budapeste.

Em 1999 conquistou mais duas Medalhas de Ouro, primeiro nos 200m dos Mundiais de Pista Coberta no Japão e depois nas Universíadas, mas em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sydney na Austrália, foi apenas 6ª classificada nos 400m barreiras, resultado que repetiu no ano seguinte, nos Mundiais de Edmonton no Canadá.

Em 2002 em Munique, renovou o seu título de Campeã da Europa dos 400m barreiras, o que lhe valeu a sua segunda presença numa Taça do Mundo, que nessa altura se disputou em Madrid, depois de já ter representado a Europa nessa competição em 1998, em Joanesburgo, obtendo em ambos os casos o 4º lugar.

No início de Maio de 2003 ingressou no Sporting Clube de Portugal, para reforçar a equipa de Atletismo que pretendia chegar ao pódio na Taça dos Campeões Europeus, permanecendo no clube durante 2 épocas, nas quais foi uma atleta importante na só na referida competição europeia, mas também em algumas conquistas a nível nacional.

Nesse período foi 4ª classificada nos 400m barreiras dos Mundiais de 2003, que se disputaram em Paris e, no ano seguinte em Atenas, conseguiu finalmente conquistar uma Medalha nos Jogos Olímpicos, graças ao 2º lugar obtido na corrida dos 400m barreiras.

Depois de tão saborosa conquista, Ionela fez questão de afirmar perante os jornalistas que tinha acabado de concretizar um objectivo perseguido desde há muito e que o Sporting era o melhor Clube de Atletismo do mundo.

Ainda nos Jogos Olímpicos de Atenas, fez parte da equipa do seu país que ficou no 6º lugar nos 4x400m, depois de nesse mesmo ano e nessa estafeta, ter ajudado a Roménia a conquistar a Medalha de Bronze durante os Mundiais de Pista Coberta, que se realizaram em Budapeste, onde também foi 4ª classificada na corrida dos 400m.

Em 2004 foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Especial Olímpico.

Depois de sair do Sporting, representou o Fenerbahçe e o Enka Spor, ambos da Turquia, mas nessa altura já se debatia com várias lesões, que a forçaram a deixar de competir em Abril de 2009.

To-mane 16h16min de 13 de Julho de 2014 (WEST)