Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Hedi de Sá

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Revisão das 21h53min de 22 de Fevereiro de 2012 por To-mane (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Dados de Hedi de Sá Heidi.jpg
Nome: Heidi Sá
Nascimento:
Naturalidade: Hamburgo - Alemanha
Posição: Atleta (velocidade e saltos)

Filha de um português e de uma alemã, Heidi nasceu em Hamburgo, mas passou grande parte da sua juventude na Bélgica, onde se apaixonou pela actividade desportiva, pelo que quando chegou a Portugal escolheu o melhor Clube do País, para prosseguir na prática do Atletismo, a sua modalidade preferida.

Com ela trazia a escola de um país muito mais desenvolvido do que Portugal em termos desportivos, pelo que foi com naturalidade que marcou logo a diferença, tornando-se na primeira atleta portuguesa a utilizar o "rolamento californiano" no Salto em Altura e a dar apenas três passos entre as barreiras, nas corridas desta especialidade.

Assim logo na sua primeira época ao serviço do Sporting, arrasou ao ganhar 4 provas nos Campeonatos de Portugal e outras tantas nos Regionais.

Na época seguinte apenas renovou o titulo nacional do Salto em Altura, mas ganhou também os 80m barreiras e o Salto em Comprimento, em ambos os casos estabelecendo novos Recordes Nacionais, com as marcas de 13,9s e 4,69m, sendo que nas barreiras já tinha melhorado a melhor marca nacional durante os Campeonatos de Lisboa, ao percorrer a distância em 14,2s.

Na época de 1947 voltou a ganhar 4 títulos nacionais, tornando-se tri-Campeã no Salto em Altura e vencendo pela segunda vez as corridas dos 80m barreiras, 60 e 150m, totalizando assim 10 Campeonatos de Portugal, mais uma vitória na estafeta dos 4x60m, obtida na época de 1945, em que formou uma poderosa equipa com Olga Ribeiro e Deolinda Meson.

Para além disso foi 10 vezes Campeã de Lisboa (1 nos 60m, 2 nos 150m e no Salto em Cumprimento, 3 no Salto em Altura e 1 nos 3x60m).

Desportista ecléctica, praticava também Natação e Ginástica Rítmica, e o seu palmarés só não é mais rico, porque abandonou precocemente o Atletismo de competição, depois de três épocas em que dominou por completo as provas em que participou no nosso País.

To-mane 19h01min de 22 de Fevereiro de 2012 (WET)