Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Hélder Oliveira

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Hélder Oliveira Helderoliveira.jpg
Nome: Hélder Manuel das Dores Oliveira
Nascimento: 13 de Setembro de 1960
Naturalidade: Olhão - Portugal
Posição: Atleta (marcha)

Hélder Oliveira principiou a correr no Olhanense quando tinha 12 anos de idade, especializando-se nas provas de fundo e meio fundo.

Um dia depois de ver uma prova de Marcha na televisão, resolveu experimentar a técnica e gostou, decidindo então apostar nessa variante do Atletismo, na qual se estreou com um 7º lugar no Grande Prémio Sumol, que se disputou no Restelo em Janeiro de 1980.

Por essa altura passou a representar o Vilamoura e falhou por apenas 2 segundos os mínimos para os Europeus de 1982. Posteriormente foi atleta do Louletano, conquistando o seu primeiro título de Campeão de Portugal dos 20Km marcha, em 1985.

Transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal na época de 1987, e no início dessa temporada esteve presente nos Europeus de Pista Coberta, onde estabeleceu um novo Recorde Nacional dos 5 Km marcha, com a marca de 20,19,70m.

Pouco depois durante o Grande Prémio da Corunha bateu o Recorde Nacional dos 10000 km, e ainda em 1987 recuperou o titulo de Campeão de Portugal dos 20Km marcha, e esteve na Taça do Mundo que se disputou em New York nos Estados Unidos, onde foi 48º classificado, tendo participado também em várias provas na Europa, com destaque para uma vitória que obteve no Luxemburgo.

No final do ano resolveu mudar-se para Lisboa, passando a ser orientado por Rogério Gonçalves, o que contribuiu para a melhoria significativa das suas prestações, pelo que pediu à Federação para o levar a uma prova no estrangeiro, onde queria tentar obter os mínimos para os Jogos Olímpicos de Seul.

A resposta foi negativa, mas mesmo assim resolveu ir por conta própria e deu uma grande bofetada sem mão naqueles que não tinham acreditado nele, fazendo menos 42 segundos do que os mínimos para os 20km, que estavam fixados em 1,26h, um resultado que confirmou em Agosto de 1988, quando foi 5º classificado nos Campeonatos de Espanha, com o tempo de 1,25,56h.

Nos Jogos Olímpicos de 1988, realizados em Seul, competiu nos 20Km marcha, concluindo a prova no 39º lugar, e no ano seguinte voltou a estar presente na Taça do Mundo, onde foi 67º classificado, outra vez nos 20Km marcha, repetindo essa presença em 1991, desta feita terminando no 48º lugar.

Numa especialidade onde o Sporting não tem grandes tradições, Hélder Oliveira pode ser considerado como o melhor marchador da história do Clube, sendo um atleta tecnicamente quase perfeito, conforme o atesta o facto de nunca ter sido desclassificado das muitas provas onde competiu.

To-mane 16h48min de 13 de Novembro de 2012 (WET)