Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Grupos e Organizações

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

As Claques, Núcleos e outras organizações existem para ajudar e promover a vida activa do Sporting Clube de Portugal e dos sportinguistas.

As Claques

O Sporting Clube de Portugal conta com o apoio incansável de três Grupos Organizados de Adeptos (GOA), popularmente designados por claques, que acompanham todas as modalidades do Clube, quer actuem em "casa", quer actuem por esse mundo fora.

Núcleo da Torcida Verde da Marinha Grande

Os Grupos

Os Núcleos

A figura dos Núcleos Sportinguistas foi criada e institucionalizada nos 10º Estatutos do Clube, decorria o ano de 1984. Segundo estes, os Núcleos, cuja denominação tem que fazer referência ao carácter sportinguista, agrupam os Sócios do Sporting, de qualquer categoria, numa base territorial com a pretensão de manter e promover a unidade e solidariedade da família leonina. Os Núcleos constituem, pela espontaneidade da sua formação, o modo normal de congregação dos sócios do Sporting. Muitos deles dedicam-se também a importantes actividades sociais, desportivas e de lazer, contribuindo assim para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade onde se inserem.

O Encontro Nacional de Núcleos Sportinguistas é uma iniciativa onde se reúnem os Núcleos do Sporting para discutir assuntos relativos ao clube e aos respectivos núcleos, distinguir iniciativas e personalidades que se tenham destacado pelo seu trabalho em prol do Sporting e fomentar a convivência entre Sportinguistas.

Os mais de 200 Núcleos espalhados por todo o Mundo demonstram bem o carácter universal do Sporting Clube de Portugal. Para melhor os dar a conhecer, aproximar e divulgar as suas iniciativas e eventos o Sporting inaugurou na internet o Site dos Núcleos em Outubro de 2010.

A maior parte dos Núcleos do Sporting tem uma uma página dedicada. Encontra a lista completa aqui:

As Filiais

Algumas décadas antes da criação dos Núcleos, Júlio de Araújo, no seu projecto de remodelação e expansão do Clube, sugeriu a criação das Filiais. Estas compreendem qualquer clube desportivo, legalmente constituído, em cuja denominação figure a palavra "Sporting" e ao qual a integração na família leonina haja sido a seu pedido concedida.

A maior parte das Filiais do Sporting tem uma página dedicada. Encontra a lista completa aqui:

As Delegações

A criação de Delegações foi também proposta por Júlio de Araújo, no seu projecto de remodelação e expansão do Clube. Estas compreendem qualquer clube desportivo, legalmente constituído, com denominação própria e ao qual a integração na família leonina haja sido a seu pedido concedida, e bem assim as associações legalmente constituídas, com carácter regional, a quem o Conselho Directivo entenda delegar funções de representação e ligação à gestão do Clube.

A maioria das Delegações e antigas Delegações do Sporting tem uma página própria. Encontra a lista aqui: