Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Gaspar Araújo

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Gaspar Araújo Gaspararaujo.jpg
Nome: Gaspar Araújo
Nascimento: 17 de Dezembro de 1981
Naturalidade: Viana do Castelo - Portugal
Posição: Atleta (saltos)

Especialista no Salto em Comprimento, Gaspar Araújo evidenciou-se ainda enquanto atleta do Olímpico Vianense, ao sagrar-se Campeão de Portugal em 2000, quando tinha apenas 18 anos de idade.

Em 2002 repetiu o feito representando o FC Porto e, no ano seguinte renovou o seu título já como atleta do Cyclones.

No final do ano de 2003 transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal e logo na sua primeira época de Leão ao peito foi Campeão de Portugal no Triplo Salto em pista coberta e, estabeleceu o seu recorde pessoal no Salto em Comprimento com a marca de 8,10m, o que lhe garantiu um lugar nos Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas, onde não passou das qualificações.

Posteriormente foi mais duas vezes Campeão de Portugal no Salto em Comprimento, totalizando assim 5 títulos nesta especialidade, aos quais somou outros três também no Salto em Comprimento, mas na pista coberta.

A sua carreira internacional começou em 2003 com uma presença nos Campeonatos da Europa de sub-23, onde participou no Salto em Comprimento e no Triplo Salto.

Em 2004 representou Portugal nos Campeonatos Ibero Americanos, uma competição onde viria a conquistar a Medalha de Ouro no Salto em Comprimento, na edição de 2008, que se disputou em Iquique no Chile.

Em 2005 esteve nos Europeus de Pista Coberta que se disputaram em Madrid, onde conseguiu um excelente 5º lugar no Salto em Comprimento, obtendo logo de seguida idêntica classificação nas Universíadas.

Quatro anos depois voltou aos Europeus de Pista Coberta, mas aí já não passou das qualificações, o mesmo acontecendo no ano seguinte nos Campeonatos da Europa de Atletismo, que se disputaram em Barcelona.

Em 2006 conquistou a Medalha de Bronze no Salto em Comprimento dos I Jogos da Lusofonia que se disputaram em Macau.

Representou Portugal em três edições da Taça da Europa.

To-mane 23h08min de 6 de Junho de 2014 (WEST)