Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Francisco Inácio

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é somente um esboço.
Pode ajudar a Wiki Sporting expandindo-o você mesmo ou contactando a administração.
Dados de Francisco Inácio
Nome: Francisco Inácio
Nascimento:
Naturalidade: Casalinhos de Alfaiata, Torres Vedras - Portugal
Posição: Ciclista

José Albuquerque, o "Faísca", vencera a Volta a Portugal de 1940 com a camisola da Sporting Clube de Portugal e era novamente o favorito para a edição de 1941. Por outro lado, Francisco Inácio, que participara pela primeira vez na Volta em 1939, classificou-se em quinto lugar, a 14 minutos do primeiro.

Contra todas as expectativas, no dia 24 de Agosto de 1941, Francisco Inácio entrou na pista do Estádio do Lima com a camisola amarela de vencedor da 10ª edição da Volta a Portugal. As suas características de trepador permitiram ganhar três etapas de uma edição que começou e terminou no Porto.

À entrada na pista do Lima, Francisco Inácio registou quatro minutos de avanço sobre o benfiquista José Martins e quase oito sobre outro benfiquista, Aniceto Bruno. No entanto, a Volta de 1941 foi totalmente do Ciclismo leonino: além do vencedor e de ganhar 22 das 26 etapas, a equipa leonina colocou cinco representantes entre os dez primeiros classificados: Francisco Inácio (1º), José Albuquerque (4º), João Lourenço (5º), Aristides Martins (6º) e Francisco Santos Duarte (10º).

Francisco Inácio foi ainda Campeão Nacional de Rampa em 1942 e ganhou o Porto-Lisboa de 1941.

Faleceu em 20 de Junho de 1999.