Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Firmino Bernardino

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Firmino Bernardino
Nome: Firmino Bernardino
Nascimento: 19 de Março de 1950
Naturalidade: Venda do Pinheiro - Portugal
Posição: Ciclista
O ciclista leonino

Firmino Bernardino iniciou, em 1968, a sua carreira profissional na secção de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal. Pertenceu à equipa de ouro do Sporting de Joaquim Agostinho, Leonel Miranda ou Manuel Correia, considerando-os “verdadeiros monstros sagrados”. Porém, ao contrário dos outros, nunca teve uma vida desafogada a nível financeiro:

Em 1968, o meu primeiro ordenado era apenas de 1500 escudos. E quando saí do Sporting, em 1974, só ganhava 10 contos. Posso dizer com franqueza que corria apenas por amor à camisola. Mas não me arrependo.

Apesar de ter corrido durante quase toda a sua carreira de Leão ao peito, foi ao serviço do Benfica, em 1976, que obteve a sua única vitória na Volta a Portugal:

Poderia ter feito épocas melhores se tivesse sido mais apoiado pelos treinadores. Naquela altura, eles não nos ensinavam tácticas de equipa nem corrigiam os nossos erros. Apenas nos mandavam correr pela estrada fora.

Venceu por duas vezes a Volta ao Algarve (1979 e 1980) e uma vez o Troféu Joaquim Agostinho, em 1979 - classificando-se em segundo lugar nas edições de 1978 e 1980.