Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Final da Taça UEFA de 2005

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Estamos no dia 18 de Maio de 2005. O Sporting tinha acabado de eliminar o AZ Alkmaar com um golo vindo dos deuses. Os adeptos, esperançados em fazer história, enchem o nosso estádio.

Um quarto para as seis, começa o jogo. O Sporting domina a 1º parte do encontro, tendo as melhores oportunidades para fazer golo.

Comemorações do golo de Rogério

Minuto 28, Rogério remata fora de área e Akinfeev fica a ver a bola entrar na sua baliza. O público enlouquece, o Sporting vence por 1-0 a final da Taça UEFA realizada no seu estádio.

Passados 15 minutos, o árbitro Graham Poll apita e o Sporting está a 45 minutos de fazer história.

Começa o 2º tempo. Jogo mais disputado de parte a parte, com o CSKA a criar as primeiras oportunidades deste período.

Minuto 57, falta sobre Berezoutski. O próprio marca o livre, com a bola a bater no relvado, elevando-se de tal forma que Ricardo não pode fazer nada para impedir o golo inevitável. É o 1-1, Alvalade gela, mas com esperança que o Sporting poderá dar a volta.

Esperança essa que quase se parte quando Yury Zhirkov marca o 1-2, aos 65 minutos. Vêm-se adeptos a rezar, a chorar, a roerem as unhas! Sabiam que a sua equipa estava a perder, mas nunca desistiram de a apoiar. Mas aos 74 minutos, tudo descambou.

A festa do CSKA em pleno Estádio José Alvalade

Falhanço inacreditável de Rogério a poucos centímetros da linha de golo, seguido de um contra ataque mortífero de três jogadores do CSKA, que culmina com o golo de Vagner Love.

No estádio, adeptos do CSKA gritam de alegria, em contraste com o desalento dos sportinguistas.

Acaba o jogo, derrota por 1-3. A Taça UEFA iria viajar para a Rússia. No final do jogo, os adeptos do Sporting aplaudem a sua equipa e a equipa adversária, demonstrando que não são apenas adeptos do Sporting, mas sim adeptos do futebol.

Aqui está a constituição das duas equipas:

CSKA Moskva:

Akinfeev; Sergei Ignashevich; Alexei Berezoutski; Chidi Odiah; Vassili Berezoutski; Daniel Carvalho (Semberas aos 82m); Yuri Zhirkov; Evgeni Aldonin (Rolan Gusev aos 86m); Elvir Rahimic; Ivica Olic (Milos Krasic aos 66m); Vágner Love.

Treinador: Valeri Gazzaev

Sporting:

Ricardo; Enakarhire; Miguel Garcia; Beto; Pedro Barbosa; Tello; Rochemback; João Moutinho (Hugo Viana aos 87m); Rogério (Douala aos 80m); Sá Pinto (Niculae aos 72m); Liedson.

Treinador: José Peseiro