Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Fernando Fernandes - Campeão Europeu de KickBoxing - 1993

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Fernando Fernandes. Campeão Europeu.

Chegando ao Sporting em Abril de 1992, já com dois títulos de Campeão Europeu no seu palmarés, Fernando Fernandes pretendia conquistar mais títulos internacionais e desta vez com as cores do Sporting.

Assim a 05 de Fevereiro de 1993, Fernando Fernandes iria disputar novamente o título de Campeão Europeu de Kickboxing na categoria de 75Kg, num evento sob a chancela da International Sport Karate Association (ISKA).

O Combate de 10 assaltos de 2 minutos foi marcado para o Pavilhão Carlos Lopes, e por adversário, o poderoso Joseph Warchol da Polónia, campeão em título.

Warchal era um Lutador brilhante, com um impressionante curriculum de 51 vitórias, 48 das quais por “KO” e 6 derrotas.

As coisas não iriam pois ser fáceis, mas Fernando Fernandes, como sempre foi seu timbre, preparou-se muitíssimo bem para o combate e estando consciente das dificuldades, também conhecia perfeitamente as suas possibilidades e características e foi essas que usou soberbamente naquela noite em Lisboa.

No primeiro assalto, os dois lutadores foram calculistas estudando-se mutuamente, assistindo-se a uma troca de golpes pausada, e com Fernando Fernandes a conseguir colocar pontapés ao nível do rosto e tronco do adversário com os punhos em guarda hermética.

No segundo assalto Fernando Fernandes assumiu a iniciativa do combate fazendo uso da sua agressividade, maior amplitude de braços e melhor capacidade de colocação nos golpes com as pernas, enquanto Warchol jogava em contra-ataque, evitando trocas de golpes através de uma movimentação constante. No final deste assalto o atleta do Sporting conseguiu uma perfeita combinação de uppercuts e ganchos de ambas as mãos, no rosto do adversário, com Warchol a acusar os golpes de forma nítida.

No terceiro assalto o atleta polaco procurou lutar à distância, com Fernando Fernandes a pressioná-lo ainda mais, através de combinações punhos-pés, num trabalho verdadeiramente demolidor, que Warchol ripostava cada vez com maiores dificuldades.

Decorridos um minuto e meio do terceiro assalto, o lutador do Sporting desencadeou um ataque combinado, através de um pontapé ao flanco que desequilibrou o adversário seguido de um “uppercut” que levou Warchal ao tapete, fazendo com que o Árbitro desse por findo o combate.

O combate estava previsto para 10 assaltos de dois minutos e foi arbitrado pelo portugês António Duarte, coadjuvado pelos juízes Jerzi Watorski da Polónia, Juan Carlos de Espanha, Luís Gomes de Portugal e Joaquim Lourenço de Portugal.

Este foi o primeiro título internacional de Fernando Fernandes no Sporting, outros se lhe seguiriam …