Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Fernando Fernandes

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Fernando Fernandes FernandoFernandes.jpg MestreFernandoFernandes.jpg
Nome: Fernando Manuel da Glória Fernandes
Nascimento: 14 de Junho de 1966
Naturalidade: Lisboa - Portugal
Posição: Kickboxing

A paixão pelas artes marciais vem desde os 10 anos, quando começou a ver filmes de Kung Fu. Aos 13 anos começou a praticar karaté, porém, a prática desta modalidade não preenchia os seus anseios.

A "Luta de Gigantes", de Paul Aaron com Chuck Norris e Bill Wallace, foi um filme que mudou o rumo da sua vida:

No karaté não havia contacto nem realidade. Aquilo que estava a fazer era um pouco superficial, havia ali qualquer coisa que não me fazia sentir realizado. E quando vi esse filme, senti que era mesmo isso que andava à procura.

O Kickboxing chega à sua vida em 1983 e em 1989 começou efectivamente a fazer competição, depois de um longo trabalho de aprendizagem com os mestres Carlos Pais, Fernando Jaime e Carlos Ramjanali.

Fernando Fernandes antes de ingressar no Sporting Clube de Portugal em Abril de 1992, representou a Faculdade de Ciências de Lisboa, o Clube Jaime, o Clube de Santo António dos Cavaleiros, o Corpos Clube de Odivelas e o Ginásio Monte-Belo.

Como atleta amador começou por se sagrar Campeão Nacional de Kickboxing em 1990 e 1991 e Campeão Europeu e ainda Campeão Ibérico de Full Contact em 1990.

Já como atleta profissional, foi Campeão Nacional de Kickboxing em 1992, 1993 e 1994, Campeão Europeu em 1991 e 1993, e Campeão Intercontinental e Campeão Mundial em 1994, sempre na categoria de - 76 kg. Foi ainda Campeão Nacional de Amadores de Boxe em 1995. Realizou 123 combates em Kickboxing, com 84 vitórias das quais 19 por KO, 34 derrotas, e 5 empates. Realizou ainda 21 combates em Boxe profissional.

Em 1994 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Especial Mundial.

A sua actividade como treinador iniciou-se praticamente em simultâneo com a actividade de atleta, começando logo em 1988 no ginásio de Luís Pena. Mestre com a graduação 5º Dan (cinturão negro) e treinador de 4º grau, foi o grande responsável pela escola de formação de Kickboxing no Sporting, por onde em 2013 já tinham passado mais de 10.000 atletas e praticantes, e que se tornou uma autêntica fábrica de campeões. Enquanto treinador de Kickboxing e grande dinamizador da modalidade no Sporting, destacam-se os seu discípulos Pedro Kol Campeão da Europa e Diogo Neves Campeão da Europa e Campeão do Mundo. Treinou ainda atletas como Francisco Maximiano, Humberto Évora, Paulo Ferreira, José Freitas, Edson Santos, Pedro Marta, Manuela Fonseca, Nuno Neves, e Valter Frazão, entre muitos outros.

Para além de atleta e treinador, Fernando Fernandes desenvolveu no Sporting terapêuticas de recuperação como Shiatsu, massagens e relaxamento.

Perfil de um campeão - Fernando Fernandes.