Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Eugénio Lopes

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Eugénio Lopes Eugeniolopes.jpg
Nome: Eugénio de Carvalho Lopes
Nascimento: 22 de Janeiro de 1929
Naturalidade: Portugal
Posição: Atleta (saltos e velocidade)

Eugénio Lopes começou a praticar desporto no Académico do Porto, onde experimentou várias modalidades antes de se dedicar ao Atletismo, muito por influência do seu pai, vindo a destacar-se como saltador, embora fosse um atleta polivalente, que também fazia uma "perninha" nas provas de velocidade e velocidade prolongada.

Na época de 1952 foi Campeão de Portugal no Triplo Salto e no Salto em Comprimento, neste caso aproveitando a ausência do Campeoníssimo Álvaro Dias, até porque a sua verdadeira especialidade era o Triplo Salto, prova em que representou Portugal nos Jogos Olímpicos desse ano, realizados em Helsínquia, concluindo o concurso no 27º lugar.

Na temporada seguinte renovou o titulo nacional do Triplo Salto e, em 1954 depois de concluir o seu curso de Engenharia Eletrotécnica no ISEP, passou a representar o Sporting que lhe arranjou um emprego, numa altura em que o Clube procurava recuperar a sua posição de liderança no Atletismo português.

Logo no seu primeiro ano de Leão ao peito, ganhou pela terceira vez consecutiva o Campeonato de Portugal do Triplo Salto, ao qual juntou o título do Salto em Comprimento.

Na época de 1958 voltou a ser Campeão de Portugal do Triplo Salto, conquistando assim o seu 4º título na sua especialidade de eleição, vindo a encerrar a sua carreira de atleta no Sporting, já com 35 anos de idade.

Foi também o primeiro Recordista Nacional do Salto em Comprimento e do Triplo Salto em Pista Coberta, quando em 1959 conseguiu as marcas de 6,50m e 14,04m.

To-mane 11h37min de 6 de Março de 2012 (WET)