Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Escândalo em Santo Tirso

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

O Sporting vivia os momentos mais altos da sua história, e tinha acabado de se sagrar tri-campeão nacional. A sua equipa de futebol onde pontificavam os famosos Cinco Violinos, era considerada como uma das melhores da Europa, sendo mesmo apontada como a grande favorita para a conquista da Taça Latina.

Quando o sorteio da Taça de Portugal, que nessa altura se disputava depois de concluído o Campeonato, ditou a deslocação do Sporting a Santo Tirso para defrontar uma equipa da 3ª Divisão, na 1ª eliminatória da competição, ninguém acreditou que o Tirsense poderia incomodar tão poderoso adversário, mesmo que os Leões já só pensassem na Taça Latina.

Assim foi com naturalidade que no dia 17 de Abril de 1949 os responsáveis do Sporting optaram fazer descansar alguns titulares, apresentando no Campo Abel Alves de Figueiredo o seguinte onze: Azevedo; Octávio Barrosa e Juvenal; Manecas, Canário e Mateus; Armando Ferreira, Vasques, Sérgio, João Martins e Albano. De fora ficaram Veríssimo, Jesus Correia, Travassos e Peyroteo.

Foi sem surpresa que o Sporting se adiantou no marcador aos 12m com um golo de Armando Ferreira, mas aos 20m Carolino empatou, estabelecendo o resultado da 1ª parte.

A consumação do escândalo estava guardada para os minutos finais do jogo, quando Mendes deu a vitória ao Tirsense, deixando o País de boca aberta, com um dos resultados mais espantosos da história do futebol português.

Esta derrota foi mal digerida pelos responsáveis leoninos, que chegaram a protestar o jogo, alegando a falta de condições mínimas do campo do Tirsense, que em tom de brincadeira passou a ser conhecido como o "campo inclinado", mas o protesto não teve provimento e o Sporting ficou mesmo de fora da Taça de Portugal, cujas últimas três edições tinha ganho.


To-mane 12h25min de 9 de Outubro de 2010 (WEST)


Ficha do jogo: 1949-04-17 Tirsense – SPORTING