Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Edson Santos - Campeão Europeu de KickBoxing - 1994

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Edson Santos. Campeão Europeu.

Em 1994 a Secção de Kickboxing do Sporting estava imbatível, Fernando Fernandes tinha-se sagrado Campeão do Mundo em Março e Campeão Intercontinental em Outubro, mas o ano ainda não tinha acabado e em finais de Novembro a Equipa de KickBoxing do Sporting ruma a Alicante - Espanha, para a Gala que a International Sport Karate Association (ISKA) iria aí organizar.

Em causa estava a disputa do Título Europeu na categoria de 58Kg onde Edson Santos treinado por Fernando Fernandes iria enfrentar o Campeão Espanhol Diego Riquelme.

O Combate foi agendado para Sábado, 26 de Novembro de 1994, numa sala, como habitual nestas ocasiões, extremamente bem preparada e repleta de público, que como é evidente ansiava pela vitória do homem da casa.

Mas Edson Santos não estava ali para facilitar a vida ao Lutador espanhol. Os dois primeiros assaltos do combate foram muito equilibrados, numa toada de estúdo mútuo entre os dois lutadores.

Riquelme, a actuar em casa, passou então a exercer grande pressão sobre o atleta do Sporting, exibindo enorme agressividade, mas que não lhe rendeu em termos competitivos, pois não conseguiu dominar o centro do ringue.

Edson Santos revelou-se um lutador mais completo nas combinações punhos/pernas, o que surpreendeu o espanhol, mantido à distância e sem soluções para inverter o rumo de um animado duelo. O lutador leonino ia controlando os acontecimentos e no final triunfou merecidamente aos pontos ao cabo dos 10 assaltos do combate, sagrando-se Campeão Europeu de Kickboxing na categoria de 58Kg.

Edson Santos esteve de facto magistral, enfrentando um adversário de grande nível e que teve uma postura muito combativa e agressiva, mas que fruto de golpes de punhos superiormente colocados pelo Atleta do Sporting acabou por ir ao tapete várias vezes durante o combate.

Estava assim encerrado, com um Título Europeu, um ano de ouro para o Kickboxing do Sporting!