Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Edi Maia

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Edi Maia EdiMaia Atletismo.jpg
Nome: Edi Silva Maia
Nascimento: 10 de Novembro de 1987
Naturalidade: Setúbal - Portugal
Posição: Atleta (saltos)

Edi Maia começou a praticar Atletismo no GD Independente de Setúbal, quando tinha apenas 8 anos de idade.

Inicialmente fazia de tudo um pouco e, chegou mesmo a ser campeão regional numa prova de marcha atlética, mas acabou por se apaixonar pelo Salto com Vara, ingressando numa escola da especialidade, em Lisboa, onde começou a ser treinado por Raposo Borges.

Foi Campeão Nacional do Salto com Vara nos escalões de Juvenis e de Juniores e, em 2006 bateu o Recorde Nacional desta última categoria, com um salto de 4,95m.

Melhorou 6 vezes o Recorde Nacional do Salto com Vara no escalão de sub-23, chegando aos 5,33m em pista coberta e aos 5,40m ao ar livre.

Em 2007 foi Campeão de Portugal absoluto e no escalão de sub-23, resultados que lhe garantiram o salto para o Sporting Clube de Portugal, que aconteceu no final dessa temporada.

Daí para a frente passou a dominar de forma indiscutível a disciplina do Salto com Vara a nível nacional, conquistando mais 5 Campeonatos de Portugal e outros tantos na pista coberta, para além de ter somado mais 4 títulos no escalão de sub-23 (2 ao ar livre e 2 na pista coberta).

A 26 de Fevereiro de 2012 bateu o Recorde Nacional do Salto com Vara em pista coberta, que remontava ao ano de 1996, ultrapassando a fasquia colocada nos 5,64m.

No dia 2 de Julho de 2013, Edi Maia bateu por duas vezes, o seu Recorde Nacional absoluto do Salto com Vara, primeiro com 5,67m e depois ultrapassando os 5,70m, derrubando finalmente o antigo máximo de Nuno Fernandes, que saltara 5,66m em 1996.

A 18 de Janeiro de 2014 durante o Orleans Perche Elite Tour, começou por igualar o seu Recorde Nacional do Salto com Vara em pista coberta, para depois melhorar essa marca com um salto de 5,70m, que igualava o seu recorde absoluto.

Em 2009 participou nos Europeus de sub-23 e no ano seguinte conquistou a Medalha de Bronze no Salto com Vara dos Campeonatos Ibero-Americanos, que se disputaram em San Fernando na Espanha.

Esteve presente nos Campeonatos da Europa de Atletismo em 2010 e 2012, nos Mundiais de Atletismo e nos Europeus de Pista Coberta, em 2011 e 2013 e nos Jogos Olímpicos de 2012, que se disputaram em Londres na Inglaterra, onde ficou em 24º lugar do concurso do Salto com Vara, com a marca de 5,20m, um resultado em tudo semelhante às suas outras participações em grandes torneios internacionais, nas quais nunca conseguiu ultrapassar a fase das qualificações e onde já lhe aconteceu de tudo um pouco, desde partir uma vara, até ter de saltar com um aparelho emprestado.

Representou Portugal em 6 edições da Taça da Europa e Europeu de Selecções.

To-mane 17h16min de 28 de Fevereiro de 2014 (WET)