Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Edi Maia

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Edi Maia EdiMaia Atletismo.jpg
Nome: Edi Silva Maia
Nascimento: 10 de Novembro de 1987
Naturalidade: Setúbal - Portugal
Posição: Atleta (saltos)

Edi Maia começou a praticar Atletismo no GD Independente de Setúbal, quando tinha apenas 8 anos de idade.

Inicialmente fazia de tudo um pouco e, chegou mesmo a ser campeão regional numa prova de marcha atlética, mas acabou por se apaixonar pelo Salto com Vara, ingressando numa escola da especialidade, em Lisboa, onde começou a ser treinado por Raposo Borges.

Foi Campeão Nacional do Salto com Vara nos escalões de Juvenis e de Juniores e, em 2006 bateu o Recorde Nacional desta última categoria, com um salto de 4,95m.

Melhorou 6 vezes o Recorde Nacional do Salto com Vara no escalão de sub-23, chegando aos 5,33m em pista coberta e aos 5,40m ao ar livre.

Em 2007 foi Campeão de Portugal absoluto e no escalão de sub-23, resultados que lhe garantiram o salto para o Sporting Clube de Portugal, que aconteceu no final dessa temporada.

Daí para a frente passou a dominar de forma indiscutível a disciplina do Salto com Vara a nível nacional, conquistando mais 5 Campeonatos de Portugal e outros tantos na pista coberta, para além de ter somado mais 4 títulos no escalão de sub-23 (2 ao ar livre e 2 na pista coberta).

A 26 de Fevereiro de 2012 bateu o Recorde Nacional do Salto com Vara em pista coberta, que remontava ao ano de 1996, ultrapassando a fasquia colocada nos 5,64m.

No dia 2 de Julho de 2013, Edi Maia bateu por duas vezes, o seu Recorde Nacional absoluto do Salto com Vara, primeiro com 5,67m e depois ultrapassando os 5,70m, derrubando finalmente o antigo máximo de Nuno Fernandes, que saltara 5,66m em 1996.

A 18 de Janeiro de 2014 durante o Orleans Perche Elite Tour, começou por igualar o seu Recorde Nacional do Salto com Vara em pista coberta, para depois melhorar essa marca com um salto de 5,70m, que igualava o seu recorde absoluto.

Em 2009 participou nos Europeus de sub-23 e no ano seguinte conquistou a Medalha de Bronze no Salto com Vara dos Campeonatos Ibero-Americanos, que se disputaram em San Fernando na Espanha.

Esteve presente nos Campeonatos da Europa de Atletismo em 2010 e 2012, nos Mundiais de Atletismo e nos Europeus de Pista Coberta, em 2011 e 2013 e nos Jogos Olímpicos de 2012, que se disputaram em Londres na Inglaterra, onde ficou em 24º lugar do concurso do Salto com Vara, com a marca de 5,20m, um resultado em tudo semelhante às suas outras participações em grandes torneios internacionais, nas quais nunca tinha conseguido ultrapassar a fase das qualificações e onde lhe aconteceu de tudo um pouco, desde partir uma vara, até ter de saltar com um aparelho emprestado, até que em 2014 nos Campeonatos da Europa de Atletismo que se disputaram em Zurique, conseguiu finalmente atingir uma Final, terminando o concurso num excelente 8º lugar, com um salto de 5,60m

Representou Portugal em 6 edições da Taça da Europa e Europeu de Selecções.

To-mane 17h16min de 28 de Fevereiro de 2014 (WET)