Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

E mais houvesse para ganhar

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
A equipa da temporada 1940/41

A época de 1940/41 ficará para sempre como uma das melhores na história do Futebol do Sporting, que conseguiu um feito único até essa data, vencendo as três competições oficiais que estavam em disputa.

O Campeonato de Lisboa foi ganho pela diferença de golos, graças a uma impressionante média de 5,5 golos por jogo, mas as duas provas mais importantes, foram-no de uma forma categórica que só está ao alcance das grandes equipas, como era realmente essa máquina goleadora construída e trabalhada por Joseph Szabo e onde pontificava uma linha avançada que para muitos não era inferior àquela que lhe sucedeu e que ficaria imortalizada como os Cinco Violinos.

No Campeonato Nacional o Sporting sagrou-se Campeão pela primeira vez na sua história, numa altura em que ainda faltavam duas rondas para terminar a prova, quando na 12ª jornada goleou por 9-0 o Boavista, com 5 golos de Peyroteo, que voltou a sagrar-se como o melhor marcador da competição, com os mesmos 29 golos conseguidos na temporada anterior.

Na Taça de Portugal o Sporting teve um percurso 100% vitorioso, derrotando o Belenenses por 3-1 na Final, que se disputou nas Salésias, tornando-se no primeiro clube português a vencer no mesmo ano, as duas principais competições do calendário nacional.

Eram finalmente os frutos do trabalho dedicado do Mestre Joseph Szabo e o prémio para a persistência do Presidente Joaquim Oliveira Duarte, que defendeu até ao fim um treinador em cujo trabalho sempre acreditou.

To-mane 18h40min de 16 de Outubro de 2008 (WEST)