Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Dália Cunha

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Dália Cunha Daliac.jpg
Nome: Dália Vieirinho da Cunha
Nascimento: 26 de Dezembro de 1928
Naturalidade: Lisboa - Portugal
Posição: Atleta (lançamentos, saltos e barreiras)

As irmãs Cunha (Dália e Natália), reforçaram a equipa de Atletismo feminino do Sporting Clube de Portugal em 1946, dando um contributo importante para as conquistas que se seguiram, principalmente no sector dos lançamentos.

Dália Cunha, foi Campeã de Portugal no Lançamento do Peso, nas épocas de 1946 e 1947, e Campeã de Lisboa nos 80m barreiras, no Salto em Altura e no Lançamento do Peso.

Em 10 de Julho de 1948 estabeleceu um novo máximo nacional do Lançamento do Peso, com a marca de 9,73m, um Recorde que perduraria 12 anos, e que lhe valeu um dos três títulos de Campeã Regional que conquistou nesse ano.

Dália Cunha, a ginasta

Foi também praticante de Ginástica no Ginásio Clube Português, e nesta modalidade tornou-se numa das primeiras mulheres portuguesas a participar nos Jogos Olímpicos, marcando presença nas Olimpíadas de 1952, disputadas em Helsínquia, obtendo um 109º lugar, entre 159 atletas inscritas, e onde se fez acompanhar do seu treinador e namorado, um alemão com quem casaria mais tarde.

Foi ainda Campeã de Ciclismo, patinadora e praticante de saltos acrobáticos, pelo que nessa altura já era a desportista portuguesa com maior popularidade, também graças à sua invulgar ousadia, que lhe permitiu tourear a cavalo no Campo Pequeno, participar na primeira Volta a Portugal em Automóvel e ter aulas de pilotagem de aviões, escapando à morte por uma coincidência, que a impediu embarcar no dia em que se preparava para pilotar um CUB, que se viria a despenhar num trágico acidente.

Uma mulher portuguesa assim, parecia mentira, ainda por cima com formação num colégio de freiras, onde aprendeu a jogar Basquetebol, com a sua irmã Natália, que também esteve nos Jogos Olímpicos de 1952.

To-mane 10h29min de 24 de Fevereiro de 2012 (WET)