Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Carlos Sustelo

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Carlos Sustelo Carlos Sustelo.jpg
Nome: Carlos Alberto Ramalhete Sustelo
Nascimento: 27 de Julho de 1945
Naturalidade: Portugal
Posição: Atleta (lançamentos)
Carlos Sustelo o grande Campeão do Lançamento do Martelo

Oriundo da formação do Atletismo do Sporting Clube de Portugal, Carlos Sustelo evidenciou-se desde muito cedo como um prometedor atleta, num sector como o dos lançamentos, em que o Sporting estava enfraquecido há alguns anos.

Foi no Lançamento do Martelo que Sustelo mais se destacou, passando a dominar esta disciplina a partir da época de 1965, altura em que ganhou o primeiro dos 7 Campeonatos de Portugal, que conquistou até 1972, numa das especialidades com menos tradições no Atletismo leonino.

Em 24 de Junho de 1967, bateu o Recorde Nacional do Lançamento do Martelo, arremessando o aparelho a 58,94m, superando uma marca que já tinha quase 7 anos, e que era pertença do atleta do Benfica Eduardo Albuquerque, que tinha dominado a especialidade durante vários anos.

No dia 1 de Setembro de 1968, tornou-se no primeiro português a lançar o Martelo a mais de 60 metros, melhorando o seu Recorde por duas vezes no mesmo dia, e fixando-o em 61,14m.

Até 1971 voltou a melhorar o Recorde Nacional do Lançamento do Martelo mais três vezes, até o fixar em 65,36m, uma marca que perdurou 22 anos.

Foi também tetra-Campeão de Portugal do Lançamento do Disco, entre 1969 e 1972.

Fez parte da equipa do Sporting Clube de Portugal que participou na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, disputada em 1975, em Liège na Bélgica, classificando-se no 12º lugar no Lançamento do Martelo.

Em 1968 foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Atleta Amador.

Em 1976 abandonou o Sporting, e posteriormente ao serviço do Benfica, ainda foi mais 2 vezes Campeão de Portugal do Lançamento do Disco.

Formou-se em Motricidade Humana, tornando-se professor de Educação Física, e em 1982 publicou a obra "O Ensino do Treino".

Prosseguiu a sua carreira desportiva como treinador na área dos lançamentos, tendo orientado vários atletas do Sporting Clube de Portugal, como Filipe Ventura, João Reis, Manuel Oliveira e Luís Herédio Costa, mas viria a interromper essa actividade na alta competição, devido a um acidente vascular que sofreu em 1999.

To-mane 00h40min de 16 de Abril de 2012 (WEST)