Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Carlos Lisboa

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Carlos Lisboa Carlos Lisboa.jpg
Nome: Carlos Humberto Lehmann de Almeida Benholiel Lisboa Santos
Nascimento: 23 de Julho de 1958
Naturalidade: Cidade da Praia, Cabo Verde
Posição: Basquetebolista

Considerado o melhor basquetebolista português de todos os tempos, desde muito novo que demonstrou uma enorme paixão pela modalidade. Dormia com uma bola de basquetebol debaixo da cama e a primeira coisa que fazia, quando acordava, era bater com a bola no chão. Iniciou-se no Basquetebol no Sporting de Lourenço Marques em Moçambique, onde jogou nos iniciados e nos juvenis.

Chegou a Portugal em Novembro de 1974, para os juvenis do Benfica, mas visto que foi pouco utilizado, decidiu abandonar o clube. Na época 1975/76 assinou pelo Sporting e em 1976/77, ainda com idade de júnior, já jogava pela equipa sénior, onde conquistou três Campeonatos e duas Taças de Portugal.

Em 1981 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta de Alta Competição.

Segundo Rui Pinheiro:

"A grande força do Carlos, em termos técnicos, era a sua velocidade de execução, que o tornava distinto de todos os outros basquetebolistas. É uma pessoa muito competitiva, que não joga para perder nem a brincar. Sobressaía por natureza nos jogos, devido ao seu grande talento"

Com o encerramento da secção de Basquetebol do Sporting, em 1982, passou para o Queluz e mais tarde para o Benfica, sempre a ganhar, concluindo a sua brilhante carreira com 103 internacionalizações (43 pela Selecção Nacional de Seniores).

Finda a carreira de jogador, iniciou-se na de técnico ao serviço de clubes como Benfica, Aveiro Basket e Estoril.