Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Campeões Europeus de Corta-Mato (M) - 1986

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Campeão Europeu de Corta-Mato pela sétima vez em 1985 e tendo ganho nesse mesmo ano pela 36ª vez o Campeonato Nacional de Corta-Mato (Crosse), o Sporting Clube de Portugal iria participar em 1986 mais uma vez na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato.

Assim, no dia 2 de Fevereiro de 1986 os atletas do Sporting estavam à partida da prova nas Açoteias no Algarve com mais 15 equipas.

A Equipa do Sporting comandada por Moniz Pereira e onde já não participava o Campiníssimo Carlos Lopes, enfrentou um forte oposição, sobretudo por parte dos italianos Cova e Panetta que actuaram em equipa lançando ataques, ora um ora outro, desgastando assim os atletas do Sporting que tinham de ir respondendo. Nesse dia foi o esforço colectivo do Sporting que deu frutos e apesar de não vencer individualmente, colocou 4 elementos nos seis primeiros lugares vencendo colectivamente.

No final e perante o Presidente João Rocha, que estava eufórico a assistir, os atletas do Sporting iam cortando a meta e esperando uns pelos outros num enorme abraço colectivo!

O Sporting sagrou-se então Campeão Europeu de Corta-Mato pela oitava vez, tendo a classificação para os três primeiros ficado assim ordenada:

Promenor da festa!
  • 2º Pró Pátria Freedent Milan (Itália) - 35 pts
  • 3º Galgo MAM (Espanha) - 77 pts


Destaques da classificação individual:

  • 1º Alberto Cova - Pró Pátria Milan (Itália)
  • 2º Francesco Panetta - Pró Pátria Milan (Itália)


Esta foi também a sexta vitória consecutiva na competição (1981 a 1986), dando ao Sporting o Título de Hexa-Campeão Europeu!