Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Campeões Europeus de Corta-Mato (M) - 1983

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
A Equipa do Sporting momentos antes da prova.
Carlos Lopes e Fernando Mamede, andaram sempre destacados, no final acabariam por ordem inversa.
A equipa que consquitou o quinto título europeu de corta-mato. Da esquerda para a direita, em cima, Manuel Fernandes (Capitão da Secção de Atletismo), Hélder Jesus, Fernando Mamede, Ezequiel Canário e Carlos Lopes. Em baixo, Rafael Marques e Artur Pinto.

Campeão Europeu de Corta-Mato pela quarta vez em 1982 e tendo ganho nesse mesmo ano pela 33ª vez o Campeonato Nacional de Corta-Mato (Crosse), o Sporting Clube de Portugal iria participar em 1983 mais uma vez na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato.

Assim, no dia 30 de Janeiro de 1983 os atletas do Sporting estavam à partida da prova em Lyon na França com mais 18 equipas.

A Equipa do Sporting comandada por Moniz Pereira iria enfrentar a fortíssima equipa do Pró Pátria liderada pelo prestigiado Alberto Cova e outras formações onde pontuavam atletas de eleição como por exemplo Steve Jones, adivinhava-se pois, uma prova difícil e muito disputada.

Mas aquilo a que todos assistiram, foi a um recital dos atletas do Sporting, colocando 4 elementos nos dez primeiros lugares e onde a única dúvida foi de facto quem seria o vencedor, se Mamede se Lopes.

Destaque nesta prova, para os possantes ataques de Fernando Mamede que demoliu a concorrência vencendo assim o seu segundo Título de Campeão Europeu de Clubes de Corta Mato em termos individuais, apesar da chuva fria e miudinha que caiu.


O Sporting sagrou-se então Campeão Europeu de Corta-Mato pela quinta vez,tendo a classificação para os três primeiros ficado assim ordenada:

  • 2º Pró Pátria Pierrel (Itália) - 58 pts
  • 3º FC Sochaux (França) - 72 pts


Destaques da classificação individual:

  • 3º Steve Jones - Newport Harriers (Inglaterra)