Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Campeões Europeus de Corta-Mato (M) - 1981

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Os Heróis de 1981
Fernando Mamede isolado a caminho da vitória. Alberto Cova, José Luis Gonzalez e todos os outros já seguiam bem atrás
O pelotão, Mamede já tinha abalado
A festa com o champanhe e os troféus conquistados

Campeão Europeu de Corta-Mato pela segunda vez em 1979 e tendo ganho em 1980 pela 32ª vez o Campeonato Nacional de Corta-Mato (Crosse), o Sporting Clube de Portugal iria participar em 1981 mais uma vez na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato.

Assim, no dia 1 de Fevereiro de 1981 os atletas do Sporting estavam à partida da prova em Varese na Itália com mais 17 equipas.

A Equipa do Sporting comandada por Moniz Pereira dominou aparentemente a prova, colocando 2 elementos nos cinco primeiros lugares, mas esse domínio foi de facto apenas aparente, pois Bernardo Manuel desistiu a 800 metros do final quando seguia em 12º e Carlos Lopes que não estava nas melhores condições físicas esteve também ele perto de abandonar na penúltima volta, tendo transformado as fraquezas em forças e conseguido ultrapassar dois adversários perto do final.

No final da prova, destaca-se Fernando Mamede, que venceu o seu primeiro Título de Campeão Europeu de Clubes de Corta Mato em termos individuais, naquela que foi uma das suas vitórias mais brilhantes, tendo corrido na frente isolado durante quase todo o percurso.


O Sporting sagrou-se então Campeão Europeu de Corta-Mato pela terceira vez, tendo a classificação para os três primeiros ficado assim ordenada:


  • 2º Tipton Harriers (Inglaterra) - 33 pts
  • 3º Pró Pátria Milan (Itália) - 35 pts


Destaques da classificação individual:

  • 2º Alberto Cova - Pró Pátria Milan (Itália)
  • 3º José Luis Gonzalez - Toledo (Espanha)