Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Campeões Europeus de Corta-Mato (M) - 1977

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Carlos Lopes durante a prova
Fernando Mamede, Aniceto Simões, Carlos Cabral e Carlos Lopes no podium da consagração
Os Campeões Europeus em Alvalade com o Troféu conquistado

Grande potência nacional do Atletismo, dominando as competições internas desde 1910 faltava ao Sporting Clube de Portugal mostrar esse domínio também na Europa.

Tendo ganho em 1976 pela 28ª vez o Campeonato Nacional de Corta-Mato (Crosse), o Sporting iria participar em 1977 pela primeira vez na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato prova criada pela EAA em 1962.

Assim, no dia 06 de Fevereiro de 1977 os atletas do Sporting estavam à partida da prova em Palência, Espanha.

A Equipa do Sporting comandada por Moniz Pereira iria enfrentar 17 equipas entre as quais a poderosa equipa do Educacion y Descanso de Palência, que além de ser a equipa da casa era também a Bi-Campeã Europeia. O Sporting dominou a prova, colocando 3 elementos nos dez primeiros lugares, tendo Carlos Lopes liderado do princípio ao fim, apesar da forte oposição da vedeta espanhola, Mariano Haro.

Para além da Vitória Colectiva, Carlos Lopes venceu o seu primeiro Título de Campeão Europeu de Clubes de Corta Mato em termos individuais.

No final, num evento transmitido em directo pela TVE, a habitual festa, e dois factos que ficaram na memória de todos, o desportivismo de Haro que não passou Carlos Lopes quando este caiu na lama do difícil percurso de Palência e o fair play do público espanhol que apesar de não ter visto a sua equipa vencer, brindou a comitiva do Sporting com uma calorosa ovação.

O Sporting sagrava-se assim Campeão Europeu de Corta-Mato pela primeira vez, tendo a classificação para os três primeiros ficado assim ordenada:


  • 2º Educacion y Descanço Palência (Espanha) - 22 pts
  • 3º LAC Quelle Fürth (Alemanha) - 34 pts


Destaques da classificação individual:

  • 2º Mariano Haro - Educacion y Descanço Palência (Espanha)
  • 3º Jacky Boxberger - FC Sochaux (França)