Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Boletim do Sporting

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Exemplar do Boletim do Sporting

Não é dos nossos dias que os sportinguistas se sentem mal tratados pela comunicação social. Foi em 1922 que, no Café Martinho onde se reunia regularmente uma tertúlia leonina, José Serrano e Mendes Leal defenderam a necessidade de se editar um jornal do clube, ideia que Júlio de Araújo achou que poderia ser mais vantajosa na forma de um boletim de circulação interna, destinado a facilitar o trabalho directivo, a desenvolver e a consolidar o espírito clubista e a defender os interesses do Sporting.

Foi assim que o primeiro exemplar do Boletim do Sporting Clube de Portugal foi publicado no dia 31 de Março de 1922. Inicialmente era um quinzenário de 8 páginas no formato de 20 x 28, com o pagamento facultativo de 2$00 semestrais.

A publicação do Boletim sofreu diversas interrupções por variadas razões, mas acabou sempre por ser retomada e teve alguns grandes nomes como seus principais dinamizadores, entre os quais se destacam José Serrano, Alberto de Sousa Lopes, Salazar Carreira, Júlio de Araújo, Carlos Correia, Alberto Henrique de Figueiredo e Henrique Aragão Pinto.

A partir de 1944, a publicação do Boletim do Sporting tornar-se-ia bastante regular, de tal forma que viria a transformar-se em Jornal em Junho de 1952.


To-mane 18h08min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)