Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Atletismo 1947

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Época anterior:
Atletismo 1946
Época seguinte:
Atletismo 1948

Tri-Campeões a dobrar

Índice

Depois de dois anos muito bons, em 1947 o Atletismo leonino conseguiu melhorar as suas prestações, e para isso muito contribuiu a subida de forma de Filipe Luís, que tinha ingressado no Clube na época anterior para reforçar o Fundo, que era o sector mais fraco da equipa. A chegada deste excelente atleta, voltava a colocar o Sporting na luta pelos títulos de Corta-Mato.

A temporada iniciou-se com a 1ª edição do Grande Prémio do Natal, uma prova de estrada organizada pelo Sporting em conjunto com o jornal "A Bola", que se passou a disputar regularmente durante a chamada pré-época, ou seja no final do ano, neste caso ainda em 1946. A competição foi um sucesso, com o Sporting a açambarcar vitórias, quer por equipas, quer individualmente, com os triunfos de Filipe Luís nos seniores e de Fernando Carvalho nos Juniores.

No Corta Mato Filipe Luís confirmou o grande momento que atravessava e começou a deixar a sua marca de grande Campeão, vencendo o Crosse de Abertura e os Campeonatos Regional e Nacional.

Nos Regionais de Crosse, o Sporting ganhou as competições de Principiantes e de Juniores por equipas, confirmando este último título nos Nacionais, mas nos Seniores fez-se sentir a ausência de Afonso Marques, que apenas regressou nos Nacionais, competição que a equipa só não ganhou porque Manuel Nogueira teve o azar de cair duas vezes. Para além disso Libânio dos Santos foi Campeão nos Principiantes.

Neste ano o Sporting Clube de Portugal dominou por completo a Estafeta Cascais-Lisboa, competição que ganhou pela 4ª vez na sua história, com uma equipa constituída por Francisco Bastos, Álvaro Conde, Filipe Luís, Libânio dos Santos e Manuel Nogueira, tendo ainda apresentado uma equipa B que ficou em 2º lugar.

Em Abril Filipe Luís continuou a brilhar, vencendo a tradicional prova dos 15Km de Estrada.

Os Campeonatos Regionais de Pista começaram com as competições para Principiantes, nos quais os atletas do Sporting conquistaram 5 títulos, por intermédio de Myre Dores nos 60m, Álvaro Morais no Salto em Altura, Eduardo Cunha no Lançamento do Peso, Jardim Xavier no Lançamento do Disco e da equipa da estafeta dos 5x60m.

Nos Juniores o Sporting somou 8 títulos, graças às vitórias de Myre Dores nos 80m e nos 150m, Eduardo Alves da Silva nos 1000m, com um novo Recorde Nacional Junior da distância, Castelo Lopes no Lançamento do Peso, Eduardo Cunha no Lançamento do Martelo, José Paulo Cardoso no Lançamento do Dardo e das equipas das estafetas dos 5x80m e dos 3x300m.

No final de Junho disputaram-se os Nacionais de Juniores no Estádio do Lima no Porto, onde os atletas do Sporting asseguraram o título vencendo 9 das 17 provas em disputa. Em destaque esteve Myre Dores que voltou a ganhar as duas corridas de velocidade. De resto apenas Eduardo Cunha não confirmou o título obtido no Campeonato de Lisboa, mas em contrapartida Luís Rocha nos 300m e a equipa da estafeta dos 3x1000m, ganharam as suas provas.

Nos Regionais absolutos Sporting voltou a ganhar no sector masculino, com 13 vitórias dos seus atletas, e o Recorde Nacional dos 4x200m, mas foi nos Campeonatos de Portugal que a equipa atingiu o seu esplendor, com o Sporting Clube de Portugal a sagrar-se tri-Campeão Nacional em ambos os sexos, títulos aos quais se somou o Campeonato Nacional de Juniores.

Os homens somaram 11 vitórias, com Filipe Luís a ganhar os 5000 e 100000m, enquanto Nuno Morais vencia os 100 e 200m e Manuel da Silva tonava-se tri-Campeão no Lançamento do Martelo e recuperava o título do Lançamento do Disco, e Álvaro Dias ganhava pela 5ª vez consecutiva o concurso do Salto em Comprimento.

As senhoras conquistaram 5 títulos e Hedi de Sá voltou a ser a grande figura da equipa, com 4 vitórias à sua conta, fechando assim um tri-campeonato no Salto em Altura.

No final da época durante um encontro internacional entre as Selecções de Portugal e da Bélgica, Álvaro Dias e João Vieira, estabeleceram novos recordes Nacionais nos concursos do Salto em Comprimento e Triplo Salto, conseguindo em ambos os casos os mínimos para os Jogos Olímpicos do ano seguinte, enquanto Domingos Canhão e Artur Dias integraram a Selecção Nacional da estafeta dos 4x400m, que pela primeira vez percorreu a distância abaixo dos 3,30m.

To-mane 11h23min de 26 de Fevereiro de 2012 (WET)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Crosse de Abertura Seniores Masculinos Corta Mato CNO
Crosse de Abertura Principiantes Masculinos Corta Mato CNO
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Regional Principiantes Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Regional Juniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Nacional Seniores Femininos Pista CO
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Pista
Campeonato Regional Seniores Masculinos Pista
Grande Prémio do Natal Seniores Masculinos Estrada CP
Grande Prémio do Natal Juniores Masculinos Estrada CP
Grande Prémio do Natal Principiantes Masculinos Estrada CP
Estafeta Cascais-Lisboa Masculinos Estrada CNO

Legenda
CO=Competição Oficial; CNO=Competição não Oficial; CP=Competição Particular

Campeonato Nacional de Corta Mato

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Filipe Luís 30,10m
Afonso Marques
10º António Rodrigues
Manuel Nogueira Desistiu

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
Benfica 9
SPORTING 15

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Filipe Luís Corta Mato 30,10m
Nuno Morais 100m 10,7s
Nuno Morais 200m 23,1s
Domingos Canhão 800m 2,03,9m
Carlos Castelo Branco 1500m 4,24,4m
Filipe Luís 5000m 16,02,5m
Filipe Luís 10000m 33,44,8m
Álvaro Dias Salto em Comprimento 6,88m
Manuel da Silva Lançamento do Disco 40,03m RCP
Manuel da Silva Lançamento do Martelo 40,92m
Paulo Cardoso Lançamento do Dardo 46,36m
Domingos Canhão 4x400m 3,40,0m
Artur Dias 4x400m
Carlos Castelo Branco 4x400m
João Jacinto 4x400m
Hedi de Sá 60m
Hedi de Sá 150m
Hedi de Sá 80m barreiras
Hedi de Sá Salto em Altura 1,35m
Dália Cunha Lançamento do Peso 9,27m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Álvaro Dias Salto em Comprimento 7,34m Portugal-Bélgica 06-09-1947
Artur Dias 4x400m 3,27,5m Portugal-Bélgica 06-09-1947
Domingos Canhão 4x400m
João Vieira Triplo Salto 14,70m Portugal-Bélgica 07-09-1947