Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Atletismo 1943

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Época anterior:
Atletismo 1942
Época seguinte:
Atletismo 1944

Novamente Campeões Nacionais

Índice

Fernando Lourenço, a grande figura da época na velocidade Depois da polémica temporada anterior, o Sporting reapareceu na época de 1943, apostado em confirmar o domínio exercido no Corta Mato, onde Aníbal Barão começou por ganhar o Crosse de Abertura, mas daí para a frente verificou-se muito equilíbrio até aos Campeonatos Regionais, nos quais o Sporting apenas ganhou o título dos Juniores, por intermédio de Alberto Ferreira.

No Campeonato Nacional de Corta Mato o Sporting revalidou os títulos individual e colectivo, com Alberto Ferreira a ser o surpreendente vencedor do Crosse, compensando as prestações menos conseguidas de Manuel Nogueira, que terminou no 4º lugar e de Aníbal Barão, que foi 6º classificado, o suficiente para que o Clube se sagrasse tri-Campeão Nacional desta especialidade, onde também conquistou o título colectivo nos Juniores, com Jaime Martins, Manuel Serafim e Afonso Marques, a ocuparem o 2º, o 3º e o 5º lugares na classificação individual.

Em Maio arrancou a época de Estrada, com o Sporting a classificar-se no 2º lugar da Estafeta Cascais-Lisboa. Seguiu-se o Campeonato Regional de Fundo, onde Anacleto Gomes foi 3º classificado.

Os Campeonatos Regionais arrancaram em Junho com as provas de Estreantes, onde os atletas do Sporting conquistaram 4 dos 11 títulos em disputa, por intermédio de Fernando Araújo nos 60m, Afonso Marques nos 2000m, Álvaro Dias no Salto em Comprimento e Faustino Guerreiro no Salto em Altura

Na categoria de Principiantes foram 5 em 11 os títulos conquistados pelos atletas do Sporting, êxitos protagonizados por Afonso Marques nos 3000m, Álvaro Dias no Salto em Comprimento e no Salto com Vara e Faustino Guerreiro nos 83m barreiras e no Salto em Altura.

Nos Regionais de Juniores, o Sporting conquistou 6 dos 15 títulos em disputa. António Araújo nos 83m barreiras, Faustino Guerreiro no Salto em Altura, Álvaro Dias no Salto em Comprimento, José Luís da Silva nos Lançamentos do Disco e do Dardo e a estafeta dos 3x300m, foram os Campeões do Sporting.

Nos Campeonatos Nacionais de Juniores que se disputaram no Estádio do Lima no Porto, António Araújo nos 83m barreiras, Álvaro Dias no Salto em Comprimento e José Luís da Silva no Lançamento do Disco, foram os representantes do Sporting que se sagraram Campeões, numa competição ganha pelo Benfica.

Nos Campeonatos Regionais absolutos não se verificou a habitual luta entre Benfica e Sporting, pois desta vez os Leões estiveram bastante abaixo das suas reais possibilidades, conquistando apenas 5 dos 22 títulos em disputa. Os Campeões do Sporting foram Fernando Lourenço nos 100m, Manuel Núncio nos 200m, Manuel Nogueira nos 5000m, Álvaro Dias no Salto em Comprimento e José Luís da Silva no Lançamento do Disco.

Olga Ribeiro bate o Recorde Nacional dos 100m barreiras As senhoras revalidaram o título regional obtido na época anterior, conseguindo 6 vitórias em 9 provas, 3 delas com a assinatura de Olga Ribeiro, que ganhou as corridas dos 60m, 150m e dos 80m barreiras, neste último caso batendo o Recorde Nacional da distância, para além de ter participado na vitória da equipa na estafeta dos 3x60m. Ester Ramos ganhou os concursos dos lançamentos do Disco e do Dardo.

Os Campeonatos Nacionais realizaram-se nos dias 4 e 5 de Setembro, com o Sporting a "jogar" em casa, inaugurando a nova Pista de Atletismo do Stadium de Lisboa, mas a competição ficou manchada pela ausência do Benfica, o que reduziu significativamente o interesse da mesma.

Assim o evento ficou assinalado por uma vitória esmagadora do Sporting Clube de Portugal, com 13 triunfos nas 19 provas em disputa, que garantiram aos Leões a conquista da sua segunda vitória nos Campeonatos Nacionais de Atletismo de Clubes.

Fernando Lourenço, João Jacinto e Manuel Nogueira, conseguiram dois títulos cada um, sendo que os primeiros dois também foram Campeões nas estafetas, enquanto Santos Ruivo obtinha mais uma vitória no Lançamento do Peso, que para ele era a oitava, superando assim o feito do histórico José Garnel, que tinha sido 7 vezes Campeão Nacional naquela especialidade.

No sector feminino o domínio do Sporting também foi total, com as suas atletas a vencerem 7 das 9 provas em disputa, escapando-lhes apenas o Lançamento do Dardo e o Salto em Comprimento. Olga Ribeiro voltou a bater o Recorde Nacional dos 80m barreiras, ganhando também as corridas dos 60 e 150m, para além de participar na vitória da equipa na estafeta dos 3x60m, onde teve a companhia de Ester Cabral, que também tinha ganho os concursos do Salto em Altura e do Lançamento do Peso. Ester Ramos foi a outra Campeã do Sporting, ao ganhar o Lançamento do Disco.

No entanto a competição ficou manchada pela polémica, pois o Belenenses que apresentou uma equipa mais numerosa, alegou que a estafeta dos 4x75m também contava para a classificação colectiva, pois não tinha sido identificada no programa como prova extra e com essa vitória numa corrida onde as atletas belenenses tinham competido sozinhas, o Clube de Belém ficava com mais um ponto do que o Sporting. Consta que mais de um mês depois a Federação Portuguesa de Atletismo terá dado razão ao protesto do Belenenses, no entanto a verdade é que esse título não consta das listas oficiais daquele organismo, que apenas considera o Campeonato Nacional de Atletismo Feminino, a partir de 1944.

To-mane 11h12min de 20 de Fevereiro de 2012 (WET)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Crosse de Abertura Seniores Masculinos Corta Mato CNO
Crosse de Abertura Principiantes Masculinos Corta Mato CNO
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Corta Mato CO
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Regional Seniores Femininos Pista CO
Concurso "Os Belenenses" Seniores Masculinos Pista CP

Legenda
CO=Competição Oficial; CNO=Competição não Oficial; CP=Competição Particular

Campeonato Nacional de Corta Mato

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Alberto Ferreira 27,00m
Manuel Nogueira 28,16m
Aníbal Barão 29,50m
Anacleto Gomes
António Rodrigues
11º Amadeu Silva

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 8
Benfica 13

Campeonato Nacional de Atletismo - Masculinos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
SPORTING 74
Académico do Porto 10
Belenenses 6

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Alberto Ferreira Corta Mato
Fernando Lourenço 100m 10,8s
Fernando Lourenço 200m 22,5s
João Jacinto 400m 54,0s
João Jacinto 800m 2,07,0m
Manuel Nogueira 5000 16,34,2m
Manuel Nogueira 10000 35,06,0m
António Araújo 400 barreiras 63,6s
João Durães Salto em Altura 1,75m
Álvaro Dias Salto em Comprimento 6,30m
Santos Ruivo Lançamento do Peso 12,42m
Manuel da Silva Lançamento do Disco 38,85m
Evaristo Silva 4x100m 46,0s
Alfredo Abrunhosa 4x100m
Manuel Núncio 4x100m
Fernando Lourenço 4x100m
Manuel Campos 4x400m 3,53,0m
António Araújo 4x400m
João Jacinto 4x400m
Evaristo Silva 4x400m
Olga Ribeiro 60m 8,4s
Olga Ribeiro 150m 21,2s
Olga Ribeiro 80m barreiras 15,2 RCP - RN
Ester Cabral Salto em Altura 1,30m
Ester Cabral Lançamento do Peso 7,64m
Ester Ramos Lançamento do Disco 32,90m
Judite Real 3x60m 25,9s
Ester Cabral 3x60m
Olga Ribeiro 3x60m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Olga Ribeiro 80m barreiras 15,5 Campeonatos Regionais 15-08-1943
Olga Ribeiro 80m barreiras 15,2 Campeonatos de Portugal 04-09-1943