Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Atletismo 1938

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Época anterior:
Atletismo 1937
Época seguinte:
Atletismo 1939

Índice

Vitórias no feminino

A história do Atletismo leonino em 1938 também se escreveu no feminino, pois de certo modo foram as senhoras a compensar uma época menos boa dos homens.

A temporada começou com mais um ano menos bom no Crosse, onde apenas há a destacar a conquista do 5º Campeonato Nacional consecutivo, por equipas de Juniores, numa competição onde Afonso Henriques, Salvador Antunes e Ladislau Dias, obtiveram respectivamente o 3º, 4º e 5º lugares na classificação individual e a vitória de Aníbal Barão no Crosse dos Dez.

De resto o Inverno foi muito pobre para o Atletismo leonino, que primou pela ausência em algumas das principais provas de Corta Mato e de Estrada, que se realizaram nessa altura.

A época de Pista começou com as competições regionais das categorias inferiores, nas quais os atletas leoninos ganharam 3 títulos nos Estreantes e outros 3 nos Principiantes, enquanto nos Juniores foram 4 títulos conquistados pelos jovens Leões, com a particularidade de Ladislau Dias ter ganho dois títulos em escalões diferentes.

Nos Campeonatos Nacionais de Juniores, os atletas do Sporting conquistaram 5 títulos, com destaque para Aníbal Paciência que foi Campeão nos lançamentos do Peso e do Disco, ficando as restantes vitórias a cargo de Venâncio Jorge nos 3000m, Trigo Mira no Lançamento do Dardo e da equipa dos 3x1000m.

Os Campeonatos Regionais de Pista ficaram marcados por um equilíbrio pouco habitual, mas mesmo assim os atletas leoninos conseguiram 6 dos 22 títulos em disputa e, o 1º lugar na classificação colectiva não oficial. Foram Campeões de Lisboa José Palhares Costa nos 110m barreiras, Alfredo Silveira nos 400m barreiras, Santos Ruivo no lançamento do Peso e as equipas das estafetas dos 4x200m, 4x400m e 4x800m.

Ester Cabral

Nas provas femininas as senhoras também foram primeiras, com 5 vitórias nas 8 disciplinas em disputa. Ester Cabral e Margarida Salazar Carreira somaram dois títulos cada uma e ainda participaram na vitória na estafeta dos 3x60m.

Nos Campeonatos Nacionais é que já não foi possível manter essa posição na tabela classificativa por equipas, pois foram apenas 4 as vitórias leoninas, nas 20 provas em disputa.

O grande destaque vai para a equipa da estafeta dos 4x100m, que bateu o Recorde Nacional da especialidade, e fechou um tri-Campeonato de Portugal, com Mário da Cunha Rosa e Joaquim Alves Pereira a serem os únicos atletas que integraram as três equipas, que desde 1936 tinham protagonizado esta serie vitoriosa.

Uma nota ainda para Santos Ruivo, que se tornou tetra-Campeão do Lançamento do Peso, seguindo as pisadas de José Garnel.

As senhoras mostraram estar à altura dos pergaminhos do Sporting Clube de Portugal no Atletismo, mas apenas conseguiram uma vitória, protagonizada por Ester Cabral, a primeira grande atleta do Clube nesta modalidade, que foi Campeã no Salto em Altura e arrecadou o 2º lugar no Lançamento do Disco e na estafeta dos 3x60m, fazendo equipa com Branca Neto e Margarida Salazar Carreira, que também foi 2ª classificada no Salto em Comprimento, numa competição que foi dominada pelo Feminino do Porto.

To-mane 11h19min de 8 de Fevereiro de 2012 (WET)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Corta Mato
Campeonato Regional Seniores Masculinos Pista CNO
Campeonato Regional Seniores Femininos Pista CNO

Legenda
CO=Competição Oficial; CNO=Competição não Oficial; CP=Competição Particular

Campeonato Nacional de Corta Mato

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Manuel Marques

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
António Neves de Carvalho 200m 23,4s
Manuel Emílio de Oliveira Salto em Comprimento 6,83m RCP
Santos Ruivo Lançamento do Peso 12,70m
Mário da Cunha Rosa 4x100m 44,5s RCP - RN
António Fontes 4x100m
António Neves de Carvalho 4x100m
Joaquim Alves Pereira 4x100m
Ester Cabral Salto em Altura 1,25m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Mário da Cunha Rosa 4x100m 44,5s 30-07-1938
António Fontes 4x100m
António Neves de Carvalho 4x100m
Joaquim Alves Pereira 4x100m