Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Armando Marques

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página é sobre o atirador Armando Marques . Se procura o futebolista Armando Marques (1926-30), consulte Marques.
Dados de Armando Marques Armandomarques.jpg
Nome: Armando Silva Marques
Nascimento: 1 de Maio de 1937
Naturalidade: Carnaxide - Portugal
Posição: Atirador

Armando Marques foi atleta da secção de Tiro à Bala do Sporting Clube de Portugal e a sua especialidade era o tiro com armas de caça. Também brilhou na Natação e no Pólo Aquático e é um dos atletas mais galardoados da história do desporto português.

Participou em três Jogos Olímpicos. Estreou-se em 1964, em Tóquio, na especialidade de Fosso Olímpico, participação que repetiu em 1972, em Munique, e em 1976 nos Jogos de Montreal, no Canadá, onde conquistou para Portugal a Medalha de Prata, ficando apenas a um ponto do ouro, naquela que foi a única medalha olímpica conquistada pelo nosso país no Tiro.

Armando Marques, Vice-campeão mundial e olímpico

Em 1977, foi medalha de prata no Campeonato do Mundo de Fosso Olímpico e em 1985 ganhou novamente a prata, mas na Taça do Mundo de Tiro aos Pombos. Em 1987, conquistou a medalha de ouro na Taça da Europa de Tiro às Hélices.

A nível nacional, Armando Marques sagrou-se 39 vezes Campeão Nacional, individual e colectivamente, em várias disciplinas. Conquistou ainda três Taças de Portugal e uma Taça de Espanha de Fosso Olímpico.

No seu palmarés desportivo constam ainda 37 medalhas conquistadas na natação e 10 no pólo aquático.

Em 1976, recebeu do Governo a Medalha de Mérito Desportivo e a Medalha de Mérito do Comité Olímpico Português, tendo sido também condecorado com a Ordem de Cavaleiro do Infante, e distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Olímpico.

Em 2006, com 69 anos, sagrou-se campeão do Mundo e da Europa de Fosso Universal, na categoria de super-veteranos.


To-mane 19:47, 9 Julho 2008 (WEST)