Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

António da Conceição

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de António da Conceição Antonio da Conceicao.jpg
Nome: António Maria da Conceição
Nascimento: 26 de Fevereiro de 1910
Naturalidade: Macau
Posição: Atleta, Futebolista e Dirigente

Sportinguista do coração, António Maria da Conceição foi por duas vezes campeão nacional de estafetas 5 x 80m (regras de outros tempos), em 1928 e 1930, tendo sido ainda jogador de futebol das reservas do Clube enquanto estudava Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa.

António da Conceição enquanto Seleccionador de Macau

Mais tarde, já regressado a Macau, tornou-se seleccionador e treinador da Selecção de Macau, sempre na condição de amador, visto a sua prioridade ser o exercício da profissão de Professor e Jornalista. Acredita-se que a camisola de futebol do Liceu de Macau, preta e verde, à semelhança do primeiro equipamento do Sporting, se deveu à sua intervenção enquanto professor e reitor.

Foi Presidente da Direcção do Sporting Clube de Macau, tendo-o representado em 1956 nas comemorações do cinquentenário do Sporting Clube de Portugal, realizadas no Estádio José Alvalade. Era amigo do Dr. Guilherme Brás Medeiros, que foi duas vezes Presidente do Sporting Clube de Portugal.

António da Conceição foi também o responsável pelo ingresso no Sporting dos jogadores macaenses Rocha e Joaquim Pacheco.

Seu filho e netos são igualmente Sportinguistas.