Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

António Calado

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de António Calado Acalado.jpg
Nome: António Madeira Calado
Nascimento: 27 de Janeiro de 1915
Naturalidade: Pomares - Portugal
Posição: Atleta (Velocidade prolongada) e treinador

António Calado começou a praticar Atletismo no União Almadense, mas representava o Belenenses quando em 1936 foi para o Sporting Clube de Portugal.

Logo no seu primeiro ano ao serviço do Sporting, foi Campeão Regional dos 800m, feito que repetiria mais três vezes, e nos Campeonatos de Portugal ficou no 2º lugar, na corrida dessa mesma distância.

Na época de 1937 integrou a equipa do Sporting que ganhou a estafeta dos 4x400m, nos Campeonatos de Portugal, mas no ano seguinte regressou ao Almadense, onde esteve duas épocas, sagrando-se bi-Campeão de Portugal nos 800m e tornando-se no segundo português a baixar dos 2 minutos naquela distância, ao fazer a marca de 1,59,8m.

Nessa altura tornou-se no primeiro atleta do Sporting a participar num Campeonato da Europa de Atletismo, ao marcar presença no Europeu de 1938, disputado em Paris, onde foi 5º classificado na sua serie dos 800m.

Em 1940 voltou a representar o Sporting e foi novamente Campeão de Portugal dos 800m, fechando assim um tri-campeonato nesta corrida, e nesse mesmo ano fez parte da equipa do Sporting Clube de Portugal, que estabeleceu um novo Recorde Nacional dos 4x400m, com a marca de 3,35,9.

Ainda ao serviço do Sporting voltou a ser Campeão de Portugal, ao integrar a equipa que ganhou a estafeta dos 4x400m, na época de 1942, para além de ter contribuído para várias vitórias do Clube nessa estafeta, e nas dos 4x800m e 4x1500m, que se disputavam habitualmente durante os Campeonatos Regionais.

Em 1943 emigrou para a América onde se estabeleceu, e na hora da despedida afirmou que não se esqueceria do Sporting.

Mais tarde regressou a Portugal e ao Atletismo do Sporting, onde foi treinador da equipa feminina, lançando as sementes de um trabalho que viria a dar grandes resultados.

To-mane 18h47min de 8 de Fevereiro de 2012 (WET)