Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Anselmo Fernandez

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Anselmo Fernandez Anselmofernandezbg4.jpg
Nome: Anselmo Fernandez Rodriguez
Nascimento: 21 de Agosto de 1918
Naturalidade: Lisboa - Portugal
Posição: Treinador
Escalão Época Clube Obs. Jogos V E D Titulos
1ª Divisão 1963/64 SPORTING 14 4 7 3 Taça das Taças
1ª Divisão 1964/65 SPORTING 8 5 2 1
1ª Divisão 1965/66 SPORTING 6 4 2 0 Campeonato Nacional
Taça de Honra
1ª Divisão 1965/66 CUF
1ª Divisão 1966/67 CUF
1ª Divisão 1967/68 CUF
Total = 28 13 11 4

Anselmo Fernandez Rodriguez, português de origem espanhola e coração sportinguista, começou a sua carreira de futebolista com 16 anos, mas por motivos de saúde teve de abandonar a prática.

Enquanto Arquitecto, foi um dos responsáveis, em parceria com Sá da Costa, pelos projectos de construção do Estádio José Alvalade inaugurado em 1956, pelos quais não aceitou qualquer tipo de remuneração. Projectou ainda a construção do Hotel Tivoli, da Reitoria da Universidade e das Faculdades de Letras e de Direito de Lisboa.

Viria a orientar a equipa do Sporting como Coordenador Técnico, auxiliado pelo treinador de campo Francisco Reboredo e pelo preparador físico Professor Reis Pinto, durante 14 jogos da temporada 1963/64, substituindo o brasileiro Gentil Cardoso.

Assim ficou na história como o treinador que conquistou a Taça das Taças para o Sporting em 1964 e como o primeiro a utilizar filmes para explicar aos seus jogadores como superar os adversários.

Em 1964 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria de Técnico Profissional e foi considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

Um desentendimento com um dirigente fê-lo abandonar o Sporting no final da época de 1963/64], mas em Janeiro de 1965 foi convidado a regressar, depois dos maus resultados obtidos pelo francês Jean Luciano, que curiosamente o tinha substituído após a conquista da Taça das Taças, mas inicialmente recusou. No entanto depois do Sporting ter sido eliminado das competições europeias pelo Cardiff, não resistiu às insistências e no final do ano reocupou o lugar de Coordenador Técnico, agora auxiliado pelo treinador de campo Joseph Szabo, outro regresso a Alvalade.

Em Março de 1965 Anselmo Fernandez considerou que a crise estava ultrapassada e retirou-se outra vez sem receber um centavo, nem dos prémios de jogo, entregando o comando da equipa a Armando Ferreira.

No início da época seguinte regressou ao comando da equipa, mas a temporada começou de uma forma algo irregular, e depois de mais uma vitória na Taça de Honra e da estreia auspiciosa do Sporting na Taça da Cidades com Feiras, ganhando por 4-0 em França ao Bordéus, veio o segundo empate seguido em Alvalade para o Campeonato, pelo que o arquitecto apresentou a sua demissão do cargo de Secretário Técnico.

Como treinador orientou mais tarde a CUF, mas viu a sua carreira ser interrompida por um brutal acidente de viação.

Faleceu a 19 de Janeiro de 2000, em Madrid, com 81 anos.

To-mane 12:24, 12 Julho 2008 (WEST)