Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Alfredo Trindade

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Alfredo Trindade Alfredotrindade.jpg
Nome: Alfredo Trindade
Nascimento: 3 de Janeiro de 1908
Naturalidade: Valada do Ribatejo - Portugal
Posição: Ciclista

Alfredo Trindade começou a correr como individual com 21 anos, em 1931 ficou em 2º lugar na Volta a Portugal, prova que ganharia no ano seguinte ao serviço da equipa do Rio de Janeiro.

Alfredo Trindade

Em 1933 já ao serviço do seu clube do coração, renovou o título ganhando 8 etapas da prova, sendo assim o primeiro ciclista a conquistar a Volta a Portugal pelo Sporting Clube de Portugal, que nesse ano também ganhou a competição por equipas.

Em 1934 foi forçado a desistir da Volta depois de ter sido atropelado.

No total, Alfredo Trindade ganhou 14 etapas da prova rainha do calendário nacional velocipédico, tornando-se assim a primeira grande referência do Ciclismo leonino, numa altura em que no Benfica brilhava o seu grande rival, José Maria Nicolau, com quem travou duras batalhas nas poeirentas estradas portuguesas.

Com a camisola verde e branca, Alfredo Trindade conquistou também, entre outras provas, o Valença-Matosinhos-Valença de 1933, o Campeonato Nacional de Fundo de 1934, as Oito Voltas ao Cartaxo de 1934, as Cinco Voltas a Mafra de 1934 e o Porto - Lisboa de 1936.

Como curiosidade ficou o facto de ter sido Alfredo Trindade a trazer para o Sporting João Martins, o avançado que substituiu Peyroteo, brilhando nas equipas dos anos 50.

Em 2005 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Saudade.

To-mane 10:49, 9 Julho 2008 (WEST)