Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Alfredo Pinheiro

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Alfredo Pinheiro Alfredo Pinheiro.jpg
Nome: Alfredo Sérgio Amaro de Azevedo Pinheiro
Nascimento: 27 de Dezembro de 1946
Naturalidade: Lisboa - Portugal
Posição: Andebolista e Treinador

Alfredo Pinheiro, irmão do também ele andebolista Ramiro Pinheiro, iniciou-se no Sporting Clube de Portugal em 1962, tendo feito parte do grupo de jogadores que em 8 possíveis campeonatos nacionais venceram 7, incluindo a grande equipa de Andebol do Clube que conquistou um penta campeonato e que ficou conhecida como "Os Sete Magníficos".

O Internacional leonino foi 2 vezes Campeão Regional e 2 vezes Campeão Nacional de Andebol de onze, 5 vezes Campeão Regional, 7 vezes Campeão Nacional e vencedor de 3 Taças de Portugal de Andebol de sete.

Após 15 anos como jogador, no seu primeiro ano na carreira de treinador em 1977/78, assumiu o cargo de treinador-adjunto dos seniores e comando técnico das equipas de júnior masculino e seniores feminino do Clube. Neste mesmo ano, voltou a ser Campeão Nacional de seniores masculinos, substituindo Matos Moura como treinador, por motivos de saúde.

Alfredo Pinheiro em acção.

Prosseguiu a sua carreira como técnico no Encarnação com destaque para o terceiro lugar alcançado na época de 1980/81 na competição máxima, logo a seguir ao Sporting (campeão) e F.C.do Porto, num trabalho conjunto com outro grande sportinguista João Correia. Ainda de assinalar a presença na final da Taça de Portugal de 1983, onde saiu derrotado frente ao seu Sporting. Em 1984 orienta a equipa da TAP na sua promoção ao segundo escalão do Andebol nacional.

Acabaria por regressar ao Sporting para assumir diversos cargos nos escalões de formação do andebol.

Oriundo de uma família de desportistas, sendo sobrinho do internacional futebolista e capitão de "Os Belenenses", Mariano Amaro, reúne ainda a particularidade única de ser um dos 10 familiares que jogaram andebol no Sporting Clube de Portugal. como os seus dois filhos, João e Gonçalo.