Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Ajuda:Artigos vigiados

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal


A lista de Artigos vigiados permite-lhe acompanhar, de forma personalizada, as alterações às páginas à semelhança da página Mudanças recentes.

Vigiar páginas

Normalmente, as páginas vigiadas são aquelas que abordam um assunto que lhe interessa particularmente. Se fizer uma edição significativa a uma página, pode seleccionar, na página de edição, a opção Observar esta página que será adicionada aos artigos vigiados. Isto permite-lhe acompanhar edições posteriores.

A lista dos "Artigos vigiados" está restringida às páginas que escolheu acompanhar usando a funcionalidade Vigiar. Quando clica no separador "Vigiar" a seguinte mensagem de confirmação é-lhe apresentada:

A página "Nome da página" foi adicionada à sua lista de vigiados. Modificações futuras em tal página e páginas de discussão a ela associadas serão listadas lá, com a página aparecendo a negrito na lista de mudanças recentes, para que possa encontrá-la com maior facilidade.

Se não marcar nenhuma página com a opção "Vigiar", ao aceder à página "Artigos vigiados" irá obter a mensagem "A sua lista de vigiados não possui títulos".

Ao aceder a uma página que esteja na sua lista de "Artigos vigiados", encontra-se visível o separador Desinteressar-se. Clicando nesta opção, a página é removida da sua lista de páginas vigiadas.

A página "Artigos vigiados"

Explicação de algumas das opções existentes nesta página:

  • Ver e editar a lista de vigiados: permite editar a lista de artigos vigiados, podendo eliminar páginas. Para isso, seleccione as caixas correspondentes e, no fim da página, clique em Remover títulos. Nesta secção não é possível adicionar páginas.
  • Edição crua dos vigiados: permite editar a lista dos artigos vigiados, adicionando ou removendo páginas como se estivesse a editar uma página na Wiki. Pode ser útil para copiar a lista para outro locais (para a página de usuário, por exemplo).

Legenda das edições: (dif) (hist) !m "Nome da página"; "Data de edição"..(caracteres).."Nome do usuário" (discussão | contribs) ("Sumário da edição")

  • (dif): abreviatura de diferença. Mostra as diferenças entre a edição actual e a edição anterior.
  • (hist): abreviatura de histórico. Permite aceder à "História" da página onde estão listadas, por ordem cronológica, todas as edições efectuadas.
  • !: indica que a edição da página não foi verificada por nenhum Administrador.
  • m: abreviatura de menor. É visível caso o usuário responsável por uma edição a tenha assinalado como edição menor.
  • caracteres: Número de caracteres adicionados (a verde) ou eliminados (a vermelho) na edição. Nota: inclui os caracteres do código wiki.
  • Nome do usuário (discussão | contribs): ligação para o usuário que fez a edição, para a sua página de discussão e para a sua lista de edições.
  • Sumário de edição: quando o usuário não preenche este espaço, a Wiki preenche-o automaticamente. Contudo, tenha em atenção que uma descrição personalizada é mais exacta do que a automática.

Algumas páginas listadas poderão estar assinaladas a negrito, indicando que ainda não visitou a página desde que esta foi alterada - um pouco à semelhança do que acontece nas caixas de email. Também a página "Mudanças recentes" poderá conter páginas assinaladas a negrito, mas apenas para indicar que esta página está a ser acompanhada.