Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Abaz Arslaganic

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Revisão das 12h38min de 19 de Fevereiro de 2012 por Hugo Malcato (discussão | contribs)
Dados de Abaz Arslaganic 9495 arslaganic.jpg
Nome: Abaz Arslaganic
Nascimento: 2 de Outubro de 1944
Naturalidade: Derventa (Bósnia-Herzegovina)
Posição: Treinador

Enquanto jogador, celebrizou-se na posição de guarda-redes sendo considerado um dos principais impulsionadores do treino específico desse posto, matéria onde foi autor de diversos livros.

Como atleta, foi internacional em 125 ocasiões pela Jugoslávia tendo feito parte da equipa que venceu os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, a supertaça europeia em 1971 e 1973, campeão mundial em Berlin'1974 e terceiro classificado em Paris'1970. Pela sua equipa, Borac Sports Club - Banja Luka) foi quatro vezes campeão nacional, cinco vezes vencedor da Taça da Jugoslávia e uma vez campeão europeu de clubes (1976).

Como treinador, comandou a sua equipa do "Banja Luka" e ainda o Metaloplastika, referência da escola jugoslava nos anos 80. Ao serviço da selecção jugoslava, teve como principais resultados a vitória no Mundial de juniores em 1981 (torneio disputado em Portugal), Mundial de Seniores em 1986 e terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Seul'1988. A partir de 1989, passou a ser o responsável pelas selecções do Qatar.

A 23 de Junho de 1994, é apresentado como o novo treinador do Sporting Clube de Portugal, prometendo muito trabalho e organização na equipa leonina. Contudo, a permanência de Akos (como é conhecido no mundo do andebol) foi curta em virtude do conflito militar vivido na ex-Jugoslávia. Alegando motivos familiares, abandona o comando da equipa leonina em Outubro de 1994.

Hoje em dia, continua com responsável do treino de guarda-redes na selecção do Qatar.

CategoriasTreinadores de Andebol