Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

A Nossa Redacção

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
O Damas e eu
Tudo isto por um guarda-redes? Um guarda-redes pode ser bom, mas quem as crianças idolatram são os avançados. O “tridente” Manuel Fernandes/ Jordão/ Oliveira, isso sim é que eram ídolos. Agora um guarda-redes? E porquê este fascínio pelo Damas? O que não sabia, aprendi. Aprendi quem era “o Damas” e o que ele significava e porque é que os sportinguistas se deviam pôr em sentido cada vez que o nome dele é pronunciado. ...Ler mais »
....e o Fernando, pfff! - A era Szabo
Szabo aplicava-se a estudar a fundo as equipas adversárias e isso reflectia-se nas suas palestras. Muitas vezes entusiasmava-se e estas prolongavam-se pela tarde fora, para desgosto dos jogadores que tinham bilhetes para as matinés do cinema, nomeadamente Peyroteo. Mas quando este reclamava, Szabo respondia-lhe dizendo “senhor Fernando, o seu cinema é este”. No Sporting de Szabo, nada era deixado ao acaso e exigia-se dedicação total...Ler mais »
Hector Yazalde, eterno Chirola
Chamava-se Hector Casimiro Yazalde. Chirola para o mundo. Era uma figura ímpar, dentro e fora dos campos.

Como jogador e goleador era único, soberbo. Como pessoa, como ser humano, um exemplo. Um Homem bom. Para mim, o melhor ponta-de-lança que alguma vez vi jogar. Quando se diz que no primeiro ano em que chegou ao Sporting, não foi aquilo que ele era, é preciso explicar porquê. Ler mais »

Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade
O Sporting Clube de Portugal nasceu em berço de ouro e dotado das melhores instalações desportivas da época, o que depressa atraiu alguns jogadores de outros clubes, principalmente do Sport Lisboa que nem tinha campo para jogar. São exemplo disso os jogadores Henrique Costa (que viria a ser co-fundador do Belenenses), Queirós dos Santos (que viria a ser Presidente do Sporting), Cruz Viegas (o responsável pela adopção do equipamento vermelho e branco por parte do Sport Lisboa) e António Couto (o primeiro Capitão do Sport Lisboa). Foi assim na época de 1907/08 que se deu o primeiro capítulo de uma rivalidade que perdura até aos nossos dias - O Primeiro Derby -, com o Sporting a ganhar por 2-1, apresentando no seu onze oito jogadores oriundos daquele clube. A debandada dos jogadores do Sport Lisboa para o clube de José Alvalade iniciou assim mais de um século de rivalidade, nem sempre saudável! Ler mais »
Somos Stromps

A Wiki Sporting é uma enciclopédia temática sobre o Sporting Clube de Portugal, um projecto que nasceu no seio da administração do Fórum SCP/Porta 10 A, cuja ideia inicial era criar um pequeno grupo de membros daquele espaço, que idealizariam o formato dessa Wiki e que depois ficariam com a missão de coordenar e supervisionar o desenvolvimento da mesma, que seria aberta à colaboração de todos os que estivessem registados no fórum, que na altura já eram alguns milhares.Ler mais »