Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

1988-08-09 SPORTING – Vit. Setúbal

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
(Redireccionado de 1988-08-09 SPORTING-Vit. Setúbal)
FDJVitóriaFutebolClube.png Vit. Setúbal 1 1 SPORTING SCP logo 1945.jpg
Época
1988/89
  Competição: Homenagem a Manuel Fernandes e Fernando de Oliveira Estádio: Bonfim
Jornada:   Público: 7000
Data: Terça-Feira, 09 de Agosto de 1988  Árbitro: José Garcia
Nome EntrouSaiu Primeiro amareloExpulso Marcou Marcou Primeiro amareloExpulso EntrouSaiu Nome
Equipas titulares
Rui Correia             Rodolfo Rodriguez
Hélio       Marcou aos 10 minutos 10'     João Luís
Edmundo             Miguel
Quim             Morato
Zezinho             Fernando Mendes
Flávio             Carlos Manuel
Tueba     Marcou aos 25 minutos 25'       Oceano
Vando (?)             Maside
Jorge Ferreira Saiu aos 70 minutos 70'         Saiu aos 46 minutos 46' Paulinho Cascavel
Roçadas           Saiu Litos
Jordão Saiu aos 72 minutos 72'         Saiu Lima
Suplentes
Carlos Entrou aos 70 minutos 70'         Entrou aos 46 minutos 46' Douglas
Jose Rafael Entrou aos 72 minutos 72'         Entrou Carlos Xavier
            Entrou Eskilsson
               
               
               
               
Treinadores
  Pedro Rocha

História do jogo

  • Jogo anterior: 1988-07-?? Ac. Viseu – SPORTING;
  • Este jogo foi realizado para homenagear o grande capitão do SPORTING Manuel Fernandes, e que veio para o Vitória de Setúbal, bem como Fernando Oliveira, presidente da Direcção do Vitória;
  • Antes do jogo foi lido o seguinte texto:

"Durante cerca de 13 anos representou o Sporting Clube de Portugal. 13 anos - uma vida, especialmente para um futebolista... e neste País.
Com a sua classe como jogador ofereceu ao Sporting, SEMPRE, inesquecíveis dias de glória. Os seus golos fizeram, SEMPRE, vibrar Alvalade e os Sportinguistas. Honrou a camisola leonina como um atleta de eleição e o Sporting, SEMPRE, se orgulhará de o ter tido como futebolista. E como membro desta família, que é Universal...
Vários títulos de Campeão Nacional, algumas Taças de Portugal e a Bola de Prata são troféus que enriquecem o seu palmarés e testemunham - em Alvalade - a sua brilhante passagem pelo Sporting.
Como homem, o Manuel Fernandes é um caso invulgar. Digno, honesto, trabalhador esforçado e dedicado e como quem apetece privar. Neste aspecto também, ficou-nos dele uma lição.
Com 36 anos de idade, o Manuel Fernandes saiu do Sporting. Por motivos que não interessa agora aqui frizar. E veio para o Vitória, de verde vestido, fazendo-se novamente brilhar como uma "estrela" que realmente é...
Encetou recentemente uma carreira de treinador, destino justo de um homem e de um jogador como ele. Esta que vai começar será, propriamente, a sua 1ª temporada como técnico - o arranque concerteza para uma carreira nova, mas brilhante como a anterior.
E este renovado Sporting, que fazemos dinâmico e com força de futuro, não pode de forma alguma esquecer quem no passado o enriqueceu. Porque do bom que nos sobrou d'ontem... construímos também o melhor do amanhã que desejamos.
Esteja onde estiver, o Manuel Fernandes será sempre do SPORTING. Honra-nos que ele faça parte da nossa história... Por isso aqui viemos agora, no limiar da nova vida do Manuel fernandes, dar-lhe um forte abraço de reconhecimento e admiração.
E perante os adeptos do Vitória oferecer-lhe um troféu mais: um leão em bronze, que desejamos constitua a recordação de uma outra época importante da sua vida.
No Bonfim começa um outro Manuel Fernandes. Que levará por caminhos de Vitória esta simpático Clube da beira-Sado. Parabéns a Setúbal por o ter conquistado. Honra, sempre, para o Sporting por o ter possuído. Ontem, como jogador; hoje, como treinador, o Manuel Fernandes será sempre um verdadeiro CAMPEÃO. Viva o Manuel Fernandes!"

Vídeos do jogo

 

Imagens do jogo