Pavilhão João Rocha - Parte 1

A vontade de ter um pavilhão esbarra neste momento num detalhe de extrema importância, que é o de não dispormos de terreno onde o construir! Mais do que imperativos económicos, até porque não acho dificil encontrar parcerias comerciais para pagar parte considerável do empreendimento, a falta de terreno disponível nas imediações do estádio é o real óbice à construção do pavilhão, tal como foi confirmado pelo FSF.
Aquando da votação do venda do património, foi manifestada a intenção de construção de um pavilhão desde que se conseguisse uma permuta de terrenos com a câmara nas imediações do estádio. E só assim a direcção admitia avançar para a construção do mesmo.
Acontece que, com a balburdia que esteve instalada nos paços do conselho nos últimos anos, nem a licença de construção da urbanização foi emitida, quanto mais uma permuta pôde ser discutida.

De notar que o projecto inicial do Alvalade XXI contemplava um pavilhão para as modalidades amadoras com bancadas, onde agora se encontra o edificio de treino das modalidades. Mas como a lotação do estádio teve de ser aumentada afim de poder receber uma meia-final do euro, foi sufragado em assembleia geral e aprovado pelos sócios o aumento, o que roubou espaço na àrea circundante forçando o futuro pavilhão a perder as bancadas e a ser transformado num edifico de treino. Não sei se este ponto foi na altura explicado aos sócios, porque não estive presente na assembleia referida.

1 Curtiu

Embora seja adepto da ideia de um pavilhão próprio, à altura do clube, não concordo que essa deva ser uma prioridade neste momento.

E se não fosse pelo simples facto da batalha ter de ser alcançar o equilibrio financeiro (regular e não apenas pontual, o que quer dizer não depender da venda de jogadores), nomeadamente incrementando as receitas ordinárias, acho que existe uma razão lógica que impedirá racionalmente a construção do pavilhão, que é a estratégia de desenvolvimento das amadoras.

O Sporting não pode investir uma verba importante no pavilhão sem ter condições de apresentar um projecto vitorioso nas amadoras. E se porventura o clube sózinho não o conseguir fazer, e se tiver de escolher parceiros para tal fim, então que passe também por eles parte do investimento nessa área.

O problema é mesmo convencer marcas a associar-se ao nome Sporting, quando pelo mesmo investimento estas podem apresentar-se em nome próprio.

A necessidade de ter de optar entre não construir pavilhão com bancadas e aumentar a capacidade do estádio é que foi algo de inacreditável. Como é que chegámos a esse ponto?

Como é que se pode imaginar que um clube como o SCP poderia jogar num estádio com apenas 40000 lugares.
…40000 lugares é simplesmente o objectivo de venda de gameboxes para este ano.
Que ideia tão miserável e pouco ambiciosa…Já se sabia que não ia vingar!
Por outro lado, que espécie de planeamento foi este do projecto Roquete que não acautelou, para além da construção do Estádio, a construção de um Pavilhão com bancadas???
Mas estamos a brincar?
Andamos com esquecimentos?

E não me venham com conversas de falta de terrenos.
Terrenos é o que estamos agora a vender ao pé do estádio.

Não quisemos abdicar da receita?
Muito bem.

Então temos que arranjar com a câmara uma solução alternativa.

O benfica, de um momento para o outro, passou de clube que não sabia se tinha condições para construir estádio, para clube que constroi Estádio e 2 Pavilhões.
Se foi ajudado? Provavelmente…Ou seja, as suas direcções foram competentes na arte de pressionar…

As nossas andaram a fazer o quê?
A dormir?

Cada dia que passa e o clube não tem Pavilhão, é um beliscão na história do clube.

Ter Estádio e Pavilhão faz parte da definição de clube grande em Portugal.

Meus senhores, toca a resolver este problema…

Eu tambem sinto que o Sporting devia ter um pavilhao proprio.
Nas modalidades chamadas antigamente (amadoras) nunca sabemos onde se realizam
as competicoes.
Mas nao discordo da ideia do Presidente querer baixar o passivo,acho que
e muito dinheiro que o Sporting paga so de juros,esse dinheiro seria uma grande ajuda para se realizar a construcao.
Espero ainda ter o prazer de ver o Sporting ter o seu proprio pavilhao.

1 Curtiu

Na minha opiniao o pavilhao deveria ser na academia,também devia de haver uma pista de atletismo,e todos os recintos das modalidades do sporting serem na academia visto que a academia nao é so para o futebol do sporting mas deveria ser para todas as modalidades !

Sporting Sempre !

:arrow:

Se para construir um pavilhão já é o que é então imaginem pavilhão+pista de 400m+estruturas de apoio ???

E que tal, como já foi aqui referido, os gajos da camara quando assumirem o poder, se mexerem com aquela proposta/contrato ou sei lá que nome tem aquilo que já deve tar lá parada à 10 anos?
Quanto é que se falou? 30/35 Milhoes? não sei, mas se calhar o Sporting anda à espera daquele dinheirinho para utilizar parte no pavilhão (digo eu).

PS- Um off-topic para acabar…sou e sempre fui a favor do ecletismo, pois sempre fomos e sempre teremos que ser uma referencia no desporto nacional a todos os niveis…mas atenção,existem certas modalidades chamadas de amadoras que actualmente já não têm nada de amador…cada vez mais há um aumento na competitividade em todas as modalidades e cada vez mais o dinheiro manda…basta ver que por exemplo, o sporting foi um marco no ciclismo e deu a conhecer ao mundo um homem de brejenjas (se não sabem onde fica, vão ver ao mapa :D) que era aclamado por tudo e por todos, modalidade que hoje em dia devora milhoes de euros…

Se não fosse o Euro essa teria sido a capacidade do estadio e sabes que mais?
Chegava e sobrava, penso que aquele estádio com o SCP so encheu mesmo na inauguraçao, a media de assistencia nao chega aos 40 mil nestes 3 ou 4 anos de estadio, como tal essa tua afirmaçao é uma falácia, quem me dera que o estadio so levasse 40k como incialmente previsto e houvessem lugares na nave de treino das amadoras, agora ng reclamaria um pavilhao, obra que nunca ficara por menos de uns 10M de euros…

Eu continuo a achar que não tens médias de assistência mais altas, muito devido ao formato da GB!
Se não me engano no Real madrid os detentores de lugares anuais têm até 2 dias antes do jogo para informarem se vão ao jogo ou não! Caso não informem, o seu bilhete é vendido.

Ora, se o Sporting vendeu 35000 GB ( assistência teórica em todos os jogos de 35000), e depois coloca a vender 5000 bilhetes a preços elevados e os vende todos ( assistência teórica de 40000), mas depois 10000 detentores de GB falham o jogo ( assistência prática de 30000 no jogo), poderia ter colocado á venda em vez de 5000, os 10000 que não iriam ao jogo, e em vez de vender apenas 5000, venderia 15000 a preços mais reduzidos. terias 25000+15000, o dinheiro de caixa era superior, e a assistência maior!

Da forma como temos o sistema de GB, é impossivel ou praticamente impossivel teres casa cheia! Nunca consegues fazer com que todos os que compraram GB consigam vir ao jogo, e como esses bilhetes já estão vendidos, e nunca são colocados á venda novamente … ficamos sempre abaixo!

Depois tens estatisticas de assistência fisica, mas devias para além disso, ter uma média de bilhetes vendidos, e aí talvez não se criticasse tanto o facto de não enchermos o estádio!

Sobre a Construção de um Pavilhão. 3 Notas Introdutórias e Muito Importantes:

1º Falei com o João Benedito sobre esta ideia
2º Falei com o Presidente após a Conferência de Imprensa da Venda do Nani e posteriormente enviei por Carta a Ideia
3º Perguntei ao Dias Ferreira se Legalmente/Judicialmente era Possível

“O loteamento dos terrenos do Sporting Clube de Portugal já esteve agendada para uma reunião do executivo municipal, no dia 16 de Abril, mas acabou por ser adiada para que fosse negociado com o clube a cedência de 10.000 metros quadrados para áreas verdes.
O adiamento foi decidido dias depois do vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, admitir apresentar uma queixa no Ministério Público se a autarquia aprovasse o loteamento de construção na zona do Estádio José Alvalade.
Na altura, o autarca considerou que em causa estava uma área de 80.000 metros quadrados de construção que o município se preparava para atribuir ao Sporting, «prescindindo das obrigatórias cedências para o domínio municipal de espaços verdes e equipamentos colectivos de cerca de 40.000 metros quadrados».
O projecto de loteamento incide sobre uma área de cerca de 35 mil metros quadrados e prevê a constituição de oito lotes, numa área de implantação de 26.500 m2 e com uma superfície de pavimento de 80.000 m2, refere uma proposta subscrita por Carmona Rodrigues”

Esta era e é a situação em relação à CMLisboa e à venda dos terrenos, apesar de muito negativa vi aqui uma hipotese para a concretização do sonho de muitos Sportinguistas e também uma promessa eleitoral do nosso Presidente.

Tenho apenas uma Grande Dúvida!? Este meu "projecto é ARQUITECTONICAMENTE possível!?
Sinceramente não sei, mas isso nunca impediu uma aideia…

Decvemos renegociar com a MDC, fazer um aditamento ao projecto inicial da CMLisboa, concordar com os 1 0 mil m2 de àrea Verde e Avançar desde já para a construção do Pavilhão, com os projectos, estudos e tudo mais que for possível nesta altura.

Daqui a 6 meses haverá finalmente uma decisão Camarária mas já estaremos com trabalho adiantado para o Pavilhão, que começa a ser construído ao mesmo tempo que a urbanização.

A IDEIA É SIMPLES, LOUCA E BRUTAL;
Fazer uma Zona Verde junto à escadaria da bilheteiras ( NO MAPA GOOGLE AQUELE ESPAÇO VERDE CORRESPONDE A 10 MIL QUADRADOS), sendo esse espaço o topo do Pavilhão e sendo esse topo todo em relvada Academia (Imaginem como exemplo o topo do pavilhão Ataântico)

O Pavilhão seria Subterranao, tipo nave, mas com as formas do antigo Estádio José Alvalade, aliás esse seria o modelo usado mas à escala de um campo de Futsal/Andebol (42m/25m), com a Pista de Atletsmo para provas Velocidade e Bancadas com capacidade para 4 Mil Leões.

Com este novo Aditamento ao projecto, cumpriamos o que a CMLisboa Pretende, o que Muitos Sportinguistas Sonham. Estariamos possilvelmente a tirar lugares de estacionamento subterraneos à urbanização com a construção do Pavilhão, mas aí poderiamos fazer um acordo de forma aos moradoress utilizarem o estacionamento do estádio (excluíndo dias de jogo).

SAUDAÇÕES LEONINAS

CARLOS ALMEIDA

18.525

SPORTING SEMPRE 10RGULH0

p.s.: infelizmente por agora não consigo juntar aqui as 2 imagens que tenho e que ilustram esta ideia, vou pedir ajuda a um Administrador para as colocar.

Parece-me uma excelente ideia, não sei se possível de concretizar mas só de imaginar fico intusiamado.

Em termos de utopia, pode ser uma ideia gira.

Só que…

A opção de enterrar totalmente trás sobrecustos muito consideráveis

A opção de fazer uma cobertura verde, provavelmente percorrivel, acarreta ainda mais sobrecustos

Teria grandes problemas funcionais em termos de infraestruturas (nem tanto a estrutura) pois estamos a falar no minimo de cerca de 18m enterrados (edificio de 5/6 pisos)

Teria problemas de segurança em termos de acesso e saídas de emergencia

Um pavilhão com pista de atletismo indoor teria que no minimo ter as dimensões de pista do Atlântico (+/- 100x50) e não os mínimos 44x25, sendo que se ela fosse permanente, as bancadas teriam que ir além disso.

Todos os problemas que referi (ou quase todos) são solucionáveis mas é uma hipótese com custos. Financeiros, de funcionamento e utilização

Nem com 15M fazem uma coisa dessas :think: Zona verde na cobertura implica lg camada impermeabilizantes (+custos).
A movimentação de terras e as fundações que isso teria que levar em função do tipo de solo a que estava sujeito (+custos)
Estruturas de suporte derivado a ser subterraneo (+custos)
A cobertura teria que ser uma estrutura muito bem estudada e com grande reforço de segurança (+custos)
O resto julgo que seria semelhante em termos de estrutura com algum reforço nos elemntos verticais de modo a aguentar melhor a capacidade de carga proveniente da cobertura.

Já falei disto em muitos outros tópicos, é um pavilhão mais que preciso.
Força nisso.

:offtopic:
Totalmente em desacordo!!!
40000 é o objectivo de venda de gameboxes só este ano!
Logo aí, é ridículo pensar num estádio limitado a essa capacidade.
Fico estupefacto com uma opinião dessas…Não somos o Belenenses ou o Braga!
Ainda por cima nestes estádios cobertos seria praticamente impossível mudar de ideias no futuro e fazer uma ampliação mais do que necessária!!!

Por outro lado, tens vários derbies com lotações superiores a 40000 como é evidente.
Se te correr bem a participação Europeia também vais ter lotações enormes.
Ias perder dinheiro nesses jogos e ainda tens que ceder uma percentagem de bilhetes aos adversários!!! GRAVÍSSIMO!

Fazer um estádio com lotação de 40000 só porque a média está um pouco abaixo desse valor???
Nem vou comentar essa barbaridade!!!

Para mais, a grandeza de um clube também se mede pela capacidade do seu estádio, e o nosso nunca está às moscas.
Para quê auto-impormo-nos essa limitação???
Não há qualquer sobredimensão…

Finalmente, e mais importante, desde que o estádio foi construído, ainda não tivemos um Sporting entusiasmante, quando tivermos uma época à SPORTING, o estádio vai ser pequeno para tantos adeptos desejosos de participar na festa, como se viu nos anos dos últimos títulos…
Se tivesses menos 12000 de capacidade nessas alturas, então estávamos a falar de algo inclassificável e andariamos a perguntar quem foram os criminosos que tiveram essa ideia aberrante de nos colocar numa posição indevida de grande inferioridade relativamente aos nossos rivais!!!

Considero essa tua afirmação mais do que uma falácia, é uma opinião sem visão de futuro e sem ambição no presente.

Já vi aqui posts onde se coloca o clube numa posição de subalternidade difícil de engolir relativamente aos nossos rivais, mas como este, acho que nunca tinha visto.
Que miséria!!!
:cartao:

Não costumo ser tão bruto a comentar posts, mas este considero-o de tal modo grave que, só o facto de alguém o lêr me incomoda! É um post que espalha uma doença que começa a alastrar: a falta de ambição!
Por isso sou duro.
Tou farto de leões modestos de juba caída!

Luz: 65000
Dragão:52000
Queriam que Alvalade que está sempre muito bem composto tivesse 40000 porque fdp de razão???

É que só me dá vontade de dizer asneiras!!!

É melhor ficar por aqui…

Peço desculpa pela irritação.

E depois ainda temos isto que o Avantix, muito bem, refere.
Tal só vem provar que o futuro nos pode reservar muitas razões para aumentar a média de assistências, não que isso seja necessário para justificar a actual lotação, porque essa, está mais do que justificada de qualquer forma, nem que fosse apenas por uma questão de orgulho e de grandeza.

Agora, auto-impormo-nos essa limitação sem visão de futuro???

…Esta irritou-me!!!

1 Curtiu

Só por curiosidade, como é que se faria essa confirmação? Não pode ser por deslocação física ao estádio - senão, lá se vai boa parte da vantagem da GB. Por telefone? A secretaria está preparada para lidar com 30.000 ou + chamadas por semana? Pela internet? Não se corre o risco de estar a excluir os mais velhos, de afastar pessoas em desespero quando há dificuldades de acesso ao site ou aqueles que pura e simplesmente se esquecem de confirmar?

BTW, pela experiência que tenho em Madrid ou se acampa e passa a noite junto à bilheteira do Barnabéu ou não tens hipótese de conseguir um bilhete para um jogo da Liga Espanhola (salvo na candonga ou em pacotes de agências de viagens). Só se conseguem bilhetes com facilidade para a Liga dos Campeões - julgo que porque aí, como com o Sporting, quem não tem pack Campeonato + Liga dos Campeões tem de ir comprar bilhete.

Eu não vejo nada de anti-sportinguista em preferir um estádio com 40.000 e um bom pavilhão a um com 50.000 que obriga as outras modalidades a andar com a casa às costas e a perderem a vantagem do factor casa. Faz-me mesmo confusão que o grande argumento para defender a actual (e má) solução seja do tipo "porque os outros têm x mil lugares, nós não podemos ter menos - um bocado como adolescentes a ver quem tem a pila maior. Encare-se a realidade: o Benfica tem mais adeptos que nós - logo, faz todo o sentido que tenha um estádio maior. Ponto final.

Assim que se reconhece isso, percebe-se que não é nada de especial. E percebe-se também a fixação dos lamps com o número de adeptos, o número de taças no tempo da TV a preto-e-branco, as votações na Internet, os records do Guiness, etc. - os pobres coitados não têm muito mais a que se agarrar por estes dias. Agora que nós, que somos o clube português com mais títulos extra-futebol, que temos a anos-luz a melhor a formação do país, que temos a massa adepta mais leal entremos no único jogo à face da terra em que nunca lhes ganhámos nem podemos ganhar?! Para quê?! Só se for pelo prazer de ser subalterno…

Um clube precisa de um certo número - uma “massa crítica” - de adeptos para ser grande. Mas a partir do momento em que atinge essa massa crítica (e o Sporting ultrapassa-a nas calmas), entram em jogo outras coisas, como a organização, a lealdade dos adeptos, a identidade do clube - e, acima de tudo, a excelência desportiva - essa coisa que, felizmente, não se consegue com votações na internet, kits do Rui Costa ou fretes da imprensa. Se a distinção entre clubes grandes fosse feita pelo número de adeptos, competíamos para votos e não para golos, cestos, pontos ou centésimos de segundo.

Outra coisa que convém considerar: a TV e os jogos a horas impróprias vieram para ficar. Pode-se - e deve-se - introduzir algum bom senso como a proibição de jogos ao Domingo às 21:00 e à Segunda-Feira. Mas nunca se voltará aos jogos de Domingo às 15:00 nem às assistências colossais do velho Alvalade - nem, já agora, na velha Luz, nas Antas nem noutro estádio pré-explosão das transmissões. Somos um clube com assistências médias de 30.000, oscilando um pouco para cima ou para baixo consoante o desempenho da equipa em cada época. Num país com taxas baixíssimas de frequência de espaços culturais e desportivos, não vejo nada para nos envergonharmos com este número. E acho que mais facilmente desce, se não se tiver o cuidado de oferecer preços atractivos aos sportinguistas mais jovens e aos sportinguistas espalhados pelo país e pelo mundo que vêem ocasionalmente a Lisboa, do que chegará a uns miríficos 40000.

Para mim, muito mais grave do que ter mais ou menos uns poucos milhares de lugares que estão quase sempre vazios é não ter um pavilhão em condições - sobretudo num clube como o Sporting em que o ecletismo está no mais fundo da sua identidade. O tal diferencial de 12.000 que só é ocupado duas ou três vezes por época - quando se joga com o Benfica, com o Porto e o (muito) ocasional grande europeu - não compensa desportivamente. E mesmo financeiramente, tenho muitas dúvidas - quanto é que se perdeu em bilheteira, publicidade, vantagens em ser sócios (e logo pagar quotizações) com esta solução? É que, a brincar a brincar, passavam pela velha Nave de Alvalade uns bons milhares de pessoas todos os fins-de-semana…

Por isso:

  • sim, sacrificar o pavilhão por um aumento de 12.000 na capacidade do estádio foi uma péssima decisão;
  • sim, a construção de um pavilhão digno da grandeza do clube deve ter prioridade máxima;
  • e sim, justifica-se pagar mais - desde que não seja proibitivo - se isso permitir que o pavilhão funcione junto ao estádio e assim beneficiar também do público que vai aos jogos de futebol.
1 Curtiu

A Forma de se fazerem as comunicações … não sei como é feito em espanha, mas sei que é feito!
Se a secretaria está preparada para lidar com 30.000 chamadas ou não, tb não sei … não conheço a fundo a organização, mas se juntares á secretaria, a deslocação fisica, a internet, etc… se pensres nos dois tipos de modelo, avisar que se vai ou avisar que não se vai, etc…

O que sei é que existem forma de o fazer, obviamente que iriam necessitar de estudos, e de uma boa equipa no Sporting. Se pensares no modo inverso, ou seja, quem não vai avisar que não vai, podes reduzir o numero de chamadas em grande escala, e obter pelo menos mais algum dinheiro.

mesmo que apenas 1 pessoa telefonasse, terias mais 1 bilhete a vender, e isso é sempre lucro, é sempre dinheiro extra, é sempre mais um!

Não me parece assim tão diabólico …

1 Curtiu

Acho que não era complicado. Liga-se o número 800 xxx xxx, cliente tem um sistema de respostas automaticas:

Prima o número de sócio.

Se vai ao jogo prima 1
Se não vai ao jogo prima 2

Confirme por favor a fila (cliente digita nº da fila)
Confirme o número do lugar (cliente digita o lugar)

Não acho que seja tão complicado de implementar isto. Mais complicado será o cliente confirmar o sector, mas penso que não será necessário visto esta confirmação de fila e lugar ser meramente por segurança para não haverem engraçadinhos lampiões que telefonem para lá e dão desistências do pessoal.