Manuel Fernandes - Um Símbolo do Sporting

Parabéns atrasados ao Grande Manuel Fernandes! :clap:

:arrow:
 :clap: "O" capitão!
"Sou um “produto” totalmente feito, moldado e limado pelo Sporting. Tudo o que tenho, não materialmente (mas também), é-me dado pela dimensão que Nós – Sporting -  temos. Muitos não me conhecem, mas dizem “vai ali o GR do Sporting.” Ter este apelido é o meu maior agradecimento..." - João Benedito, Orgulho Leonino
Palavras para quê? Um dos grandes Sportinguistas de sempre.

Já no "Big Six"?  :clap: :clap: :clap: :clap:
Eu não sabia, descobri quando estava a fazer pesquisas para a Wiki, mas o Sporting fez um jogo de homenagem ao Manuel fernandes em 1988, contra o Vitória em Setúbal! Fiz uma ficha de jogo 1988-08-09 SPORTING-Vit. Setúbalwiki infelizmente não tenho fotos.
Este é o texto que foi lido nesse dia:

"Durante cerca de 13 anos representou o Sporting Clube de Portugal. 13 anos - vida, especialmente para um futebolista... e neste País.
Com a sua classe como jogador ofereceu ao Sporting, SEMPRE, inesquecíveis dias de glória. Os seus golos fizeram, SEMPRE, vibrar Alvalade e os Sportinguistas. Honrou a camisola leonina como um atleta de eleição e o Sporting, SEMPRE, se orgulhará de o ter tido como futebolista. E como membro desta família, que é Universal...
Vários títulos de Campeão Nacional, algumas Taças de Portugal e a Bola de Prata são troféus que enriquecem o seu palmarés e testemunham - em Alvalade - a sua brilhante passagem pelo Sporting.
Como homem, o Manuel Fernandes é um caso invulgar. Digno, honesto, trabalhador esforçado e dedicado e como quem apetece privar. Neste aspecto também, ficou-nos dele uma lição.
Com 36 anos de idade, o Manuel Fernandes saiu do Sporting. Por motivos que não interessa agora aqui frizar. E veio para o Vitória, de verde vestido, fazendo-se novamente brilhar como uma "estrela" que realmente é...
Encetou recentemente uma carreira de treinador, destino justo de um homem e de um jogador como ele. Esta que vai começar será, propriamente, a sua 1ª temporada como técnico - o arranque concerteza para uma carreira nova, mas brilhante como a anterior.
E este renovado Sporting, que fazemos dinâmico e com força de futuro, não pode de forma alguma esquecer quem no passado o enriqueceu. Porque do bom que nos sobrou d'ontem... construímos também o melhor do amanhã que desejamos.
Esteja onde estiver, o Manuel Fernandes será sempre do SPORTING. Honra-nos que ele faça parte da nossa história... Por isso aqui viemos agora, no limiar da nova vida do Manuel fernandes, dar-lhe um forte abraço de reconhecimento e admiração.
E perante os adeptos do Vitória oferecer-lhe um troféu mais: um leão em bronze, que desejamos constitua a recordação de uma outra época importante da sua vida.
No Bonfim começa um outro Manuel Fernandes. Que levará por caminhos de Vitória esta simpático Clube da beira-Sado. Parabéns a Setúbal por o ter conquistado. Honra, sempre, para o Sporting por o ter possuído. Ontem, como jogador; hoje, como treinador, o Manuel Fernandes será sempre um verdadeiro CAMPEÃO. Viva o Manuel Fernandes!"
Sempre ficou com algum cargo?
"O Sporting Clube de Portugal é uma reserva moral no plano desportivo e social. E para tanto temos de trabalhar ainda mais, ser ainda mais competentes do que aqueles que não foram.
Haja Sporting. E haja desporto, paz, justiça, honra, trabalho e dignidade, com dedicação rigor e competencia. Porque o Sporting é mais que um Clube, é uma forma de estar na vida. Com elevação e respeito, é essa a nossa marca.
É isso que nos faz diferentes. É isso que nos faz ganhar. O desejo de ser melhor, de fazer melhor, ir mais longe."
Manuel Fernandes inicia hoje funções de assessor da SAD

Manuel Fernandes prepara-se para assumir hoje, formalmente, a função de assessor da SAD do Sporting. A antiga glória do clube de Alvalade gozou um curto período de férias e, apurou A BOLA, inicia agora o trabalho num cargo em ligação directa com o administrador da sociedade leonina, Luís Duque.

Manuel Fernandes, recorde-se, foi um dos trunfos eleitorais de Godinho Lopes e começa então a exercer funções na estrutura do futebol delineada pelo agora presidente do Sporting.

Ontem o eterno capitão leonino marcou presença numa iniciativa organizada pelo Solar do Norte, que decorreu na Fundação Cupertino Miranda, no Porto, mas não quis falar sobre as funções que está prestes a assumir.

(...)

in A Bola
  :clap:

que grande mais valia para o clube, e que honra ver o nosso Clube a saber reconhecer e valorizar os nossos! :mrgreen:

(alguém sabe exactamente o que ele vai fazer? a que funções exactamente corresponde esse cargo?  :shifty: )
GRANDE MANEL
Toda a SORTE do Mundo

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
Ao fim de 4 meses, finalmente sabe o que vai fazer.

"Um Estado que, na época do envenenamento das raças, se dedica a cultivar os seus melhores elementos raciais, tem de um dia se tornar senhor do mundo.
Que os adeptos do nosso movimento nunca se esqueçam disso, mesmo que, pela enormidade do sacrifício, possam vir a recear da possibilidade do sucesso."
- SH - 20/04/89
Em primeiro lugar , não pus em causa o Sportinguismo do Manuel Fernandes , uma coisa não tem a ver com a outra...

Em segundo lugar , conheço o Manuel Fernandes pessoalmente , e a familia dele toda , desde criança ..

Em terceiro lugar , eu nunca escreveria algo deste estilo ao calhas , porque para mim , MF é o maior símbolo vivo da história do SCP , mas , como tenho conhecimento de coisas que talvez outros não têm , resolvi por bem emitir a minha opinião , fundamentada em acontecimentos que presenciei ...

Ninguem me disse nada explicitamente , eu é que ando a apanhar informação cruzada em conversas que vou tendo , mas não  se admirem se para o ano tivermos um Fernandes que não se chame Manuel em qualquer parte da estrutura do nosso clube..

E volto a repetir , aqui ninguem mete o Sportinguismo do Manuel Fernandes em causa , mas maior que o amor a um clube é o amor a um filho!

E não me importo minimamente de ter uma convicção errada..

Seventy_Six , o filho dele chama-se Tiago ,tem 29 anos e joga no Olímpico do Montijo mas vai deixar este ano de jogar futebol , e tem como objectivo ser treinador de futebol...

Será adjunto dos iniciados do Sporting?
"Reforçamos ainda a solução que temos vindo a defender para a sustentabilidade do Clube:
a)   O afastamento do Clube de todos os dirigentes envolvidos no “Projecto Roquette” e com responsabilidades na gravíssima situação actual, apuradas após a realização de uma verdadeira auditoria de gestão. Pedido de indemnização cível pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal;
b)    A renegociação firme, corajosa e realista da dívida bancária, de forma a reduzir drasticamente os encargos financeiros anuais; 
c)    A redução drástica dos custos com pessoal, como ponto de partida para que se alcance o equilíbrio da exploração operacional. Se analisarmos as últimas épocas, bem como o descalabro no balanço entre contratações e vendas de jogadores, facilmente verificamos duas realidades: (i) maior investimento não tem sido sinónimo de maior rendimento desportivo, (ii) os maiores encaixes financeiros com venda de jogadores foram com jogadores formados no Clube, e não com jogadores adquiridos pelas administrações e gestores de activos profissionais da SAD."
 - Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar
Em primeiro lugar , não pus em causa o Sportinguismo do Manuel Fernandes , uma coisa não tem a ver com a outra...

Em segundo lugar , conheço o Manuel Fernandes pessoalmente , e a familia dele toda , desde criança ..

Em terceiro lugar , eu nunca escreveria algo deste estilo ao calhas , porque para mim , MF é o maior símbolo vivo da história do SCP , mas , como tenho conhecimento de coisas que talvez outros não têm , resolvi por bem emitir a minha opinião , fundamentada em acontecimentos que presenciei ...

Ninguem me disse nada explicitamente , eu é que ando a apanhar informação cruzada em conversas que vou tendo , mas não  se admirem se para o ano tivermos um Fernandes que não se chame Manuel em qualquer parte da estrutura do nosso clube..

E volto a repetir , aqui ninguem mete o Sportinguismo do Manuel Fernandes em causa , mas maior que o amor a um clube é o amor a um filho!

Seventy_Six , o filho dele chama-se Tiago ,tem 29 anos e joga no Olímpico do Montijo mas vai deixar este ano de jogar futebol , e tem como objectivo ser treinador de futebol...

Se deixou este ano de jogar futebol e tem como objectivo ser treinador, suponho que tenha agora tirado o 1º nível de treinador. Logo começa num clube como o Sporting. É isto??  :think: :think:

Ou é só por ser o filho??

[/quote]

Ninguem me disse nada explicitamente , eu é que ando a apanhar informação cruzada em conversas que vou tendo , mas não  se admirem se para o ano tivermos um Fernandes que não se chame Manuel em qualquer parte da estrutura do nosso clube..

Não sei , não o vejo há algum tempo , se o apanhar no facebook pergunto-lhe..

painatalao , não sei dizer se ele tirou o curso agora ou se já o tem há algum tempo , mas sei que ele dava uma "mãozinha" no Vitória quando lá estava o pau dele , a fazer o quê já não sei dizer..E o "mentor" dele , além do pai , é o Mourinho , são amigos pessoais há muitos anos..
« Última modificação: Julho 28, 2011, 12:48 pm por Diego8 »
Parabéns Manuel Fernandes és um dos meus grandes orgulhos!   :clap: :clap: :clap:
23-03-2013 A noite mais feliz da minha vida como Sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem haja Presidente!
Ao fim de 4 meses, finalmente sabe o que vai fazer.

Se nem ele se preocupa também não somos nós que o temos de fazer. Pode ser que desta vez tenha a sorte de não levar um pontapé no rabo.
O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Por norma ficaria chocado com este descarado arranjo de tacho. Sim, porque isto mais não é do que a paga pelo apoio assumido na altura das eleições (entrando em contraste com aquilo que o Manel tinha dito antes!).

No entanto este é um caso especial. É um caso especial porque estamos na presença de alguém que sente o clube e que teve oportunidade de o manifestar inúmeras vezes, sobretudo quando se dispôs enquanto jogador a assinar em branco os sucessivos contratos, tudo quando o rival lhe fazia bem mais tentadoras financeiramente.

Alvalade é a casa deste senhor. É lá que ele pertence. Este é realmente um SÍMBOLO do clube. Só temos mesmo é de ficar satisfeitos de vê-lo aonde ele nunca deveria ter saído!
Por norma ficaria chocado com este descarado arranjo de tacho. Sim, porque isto mais não é do que a paga pelo apoio assumido na altura das eleições (entrando em contraste com aquilo que o Manel tinha dito antes!).

No entanto este é um caso especial. É um caso especial porque estamos na presença de alguém que sente o clube e que teve oportunidade de o manifestar inúmeras vezes, sobretudo quando se dispôs enquanto jogador a assinar em branco os sucessivos contratos, tudo quando o rival lhe fazia bem mais tentadoras financeiramente.

Alvalade é a casa deste senhor. É lá que ele pertence. Este é realmente um SÍMBOLO do clube. Só temos mesmo é de ficar satisfeitos de vê-lo aonde ele nunca deveria ter saído!

Completamente de acordo, é assim que deve ser tratado um verdadeiro Sportinguista e nós sabemos que Manuel Fernandes merece isto e muito mais, como tal parabéns pela tua análise é de um grande Sportinguista e de uma pessoa que se vê não esquece daqueles que nos fizeram bem!  :great:

O meu muitíssimo obrigado pelas tuas palavras!  :clap: :clap: :clap:

SL
23-03-2013 A noite mais feliz da minha vida como Sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem haja Presidente!
O nosso MANEL é para mim o MAIOR símbolo actual do nosso futebol!
Sem espinhas!
Tudo de bom, LEÃO DE GARRA!
Grande Capitão e Grande Campeão.  :beer:
QUERO    UM   SPORTING
CREDÍVEL  -  LIMPO  -  AMBICIOSO
Pensar o Manuel Fernandes e o que este significa para o Sporting é dos exercícios mais simples que existem: dos que ainda caminham entre nós, ele é o mais importante ex- jogador do Sporting Clube de Portugal.
Ainda neste sábado tive a felicidade de privar com ele, no jogo dos juniores, na Figueira. E é sempre um prazer poder privar com aquele que é o meu maior idolo Sportinguista e que é a maior figura viva do nosso Clube!

O seu Sportinguismo genuino deveria ser o garante para que continue sempre connosco, independentemente da função. Só a sua presença chega.
Sporting Sempre! 14.244
Ainda neste sábado tive a felicidade de privar com ele, no jogo dos juniores, na Figueira. E é sempre um prazer poder privar com aquele que é o meu maior idolo Sportinguista e que é a maior figura viva do nosso Clube!

O seu Sportinguismo genuino deveria ser o garante para que continue sempre connosco, independentemente da função. Só a sua presença chega.

Facto! (tenho também em especial atenção o Hilário).